Conceituando materiais curriculares formativos e discutindo seus atravessamentos no conhecimento profissional docente.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPerovano, Ana Paula-
Autor(es): dc.creatorJanuario, Gilberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:19:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:19:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20778-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p005-034-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010293-
Descrição: dc.descriptionA produção de materiais curriculares tem sido influenciada pela Reforma do Ensino Médio e pela homologação da Base Nacional Comum Curricular, especialmente os materiais que são avaliados e disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A última edição do PNLD destinada ao Ensino Médio trouxe inovações, a título de exemplo podemos citar: obras de formação continuada. Designamos essas obras como Materiais Curriculares Formativos, pois são concebidas para apoiar as aprendizagens dos professores em relação às teorizações que fundamentam as opções didáticas, metodológicas, conceituais e avaliativas referentes à Matemática e seu ensino. Este artigo orienta-se pelo objetivo de discutir oportunidades de aprendizagem de professores em Materiais Curriculares Formativos de Matemática. A abordagem metodológica empregada é qualitativa e exploratória, cujos procedimentos seguem o delineamento da análise documental. Os resultados revelam que os materiais examinados oferecem diferentes oportunidades de aprendizagem para os professores, que podem influenciar o planejamento e a realização das aulas. Esses materiais são uma fonte de aprendizagem para os professores, mas que devem ser usados de forma crítica e reflexiva, respeitando a liberdade e a autonomia destes profissionais.-
Descrição: dc.descriptionThe production of curriculum materials has been influenced by the High School Reform and the approval of the Base Nacional Comum Curricular, especially the materials that are evaluated and made available by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). The latest edition of the PNLD for secondary education brought innovations, such as: Continuing Education books. We call these books Formative Curriculum Materials, as they are designed to support teachers' learning in relation to the theories that underpin didactic, methodological, conceptual and evaluative options relating to mathematics and its teaching. The aim of this paper is to discuss teacher learning opportunities in Mathematics Formative Curriculum Materials. The methodological approach employed is qualitative and exploratory, and the procedures follow the outline of documentary analysis. The results show that the materials examined offer different learning opportunities for teachers, which can influence the planning and implementation of lessons. These materials are a source of learning for teachers, but they must be used critically and reflectively, respecting the freedom and autonomy of these professionals.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Educação Matemática Pesquisa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8479>. Acesso em: 14 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais curriculares formativos-
Palavras-chave: dc.subjectOportunidade de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento profissional docente-
Título: dc.titleConceituando materiais curriculares formativos e discutindo seus atravessamentos no conhecimento profissional docente.-
Título: dc.titleConceptualizing formative curriculum materials and discussing their crossing on teachers' professional knowledge.-
Título: dc.titleConceptualizar los materiales curriculares formativos y discutir sus atravesamientos en el conocimiento profesional docente;-
Título: dc.titleConceptualiser les matériels curriculaires formatifs et discuter de leurs traversées dans les connaissances professionnelles des enseignants.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.