Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Laranjeira, Rómina de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Paris, Larissa Giacometti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19633 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e97724 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010292 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo, três pesquisadoras da Linguística Aplicada (LA) retomam concepções de etnografia como método, metodologia e teorização profunda (Lillis, 2008) para argumentar a favor da perspectiva etnográfica em investigações no seio dos letramentos acadêmicos. O objetivo é situar, definir, exemplificar e defender a etnografia como teorização profunda, com foco em trabalhos do campo teórico-epistemológico dos Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 1998). Como uma possibilidade que relaciona teoria e prática, privilegiam o diário de escrita acadêmica, instrumento produtivo, que materializa a etnografia como teorização profunda. Dessa maneira, as autoras apresentam a concepção do instrumento e selecionam, de uma pesquisa etnográfica maior, excertos de diários de três doutorandos das áreas de Ciências Sociais, Humanas e Biológicas, com o intuito de exemplificar seu uso e esclarecer princípios, conceitos e modos de fazer etnografia da linguagem. A mobilização do referido instrumento permitiu concluir que, para além de sua contribuição, ao embasar investigações etnográficas epistemologicamente, reforça ainda a importância de seu desenvolvimento para estudos em LA, caracterizados pela transdisciplinaridade e reflexão social, com ênfase nas práticas de escrita acadêmica. | - |
Descrição: dc.description | En este artículo, tres investigadoras de Lingüística Aplicada (LA) revisan conceptos de etnografía como método, metodología y teorización profunda (Lillis, 2008) para argumentar a favor de la perspectiva etnográfica en las investigaciones dentro de las literacidades académicas. El objetivo es situar, definir, ejemplificar y defender la etnografía como teorización profunda, centrándose en trabajos en el campo teórico-epistemológico de las literacidades académicas (Lea; Street, 1998). Como posibilidad que relaciona teoría y práctica, las autoras eligen el diario de escritura académica, un instrumento productivo que materializa la etnografía como teorización profunda. De esta manera, ellas presentan su concepción y seleccionan, a partir de una investigación etnográfica más amplia, extractos de diarios de tres estudiantes de doctorado en las áreas de Ciencias Sociales, Humanas y Biológicas, con el objetivo de ejemplificar su uso y esclarecer principios, conceptos y formas de hacer etnografía del lenguaje. El uso del diario de escritura académica permitió concluir que, además de su aporte al apoyar epistemológicamente las investigaciones etnográficas, este instrumento refuerza la importancia de su desarrollo para los estudios en LA, caracterizados por la transdisciplinariedad y la reflexión social, con enfoque en las prácticas de escritura académica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diário de escrita acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Título: dc.title | Etnografia como teorização profunda em linguística aplicada : a relevância do diário de escrita acadêmica. | - |
Título: dc.title | Etnografía como teorización profunda en linguística aplicada : la relevancia del diario de escritura académica. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: