
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10559 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://clame.org.mx/inicio/actas/ | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010279 | - |
| Descrição: dc.description | Se presenta un estado del arte sobre el rol de la Historia de las Matemáticas, que incluye múltiples relaciones, entre otras con Matemáticas y Educación Matemática. Este artículo se va a detener en esa última, discutiendo formas de relaciones de la Historia de las Matemáticas y sus potencialidades en la enseñanza de Matemáticas. Esto incluye la forma explícita, cuando se pone el énfasis en la propia Historia de las Matemáticas, a ejemplo del uso de una su pequeña parte, como la creación de los conceptos matemáticos para resolver problemas; o implícitamente cuando aparece de forma indirecta, en la perspectiva y organización de los contenidos, al indicar el camino de trabajo que se debe seguir, como un elemento orientador en la elaboración de actividades. Así, en la práctica del profesor, el conocimiento de la Historia de las Matemáticas es muy relevante para la enseñanza de las matemáticas. | - |
| Descrição: dc.description | This work shows a theoretical review about the role of Mathematics History which includes multiple relations, among others, with Mathematics and Mathematical Education. This article focuses just on mathematical education discussing the types of relations of Mathematics History and its potentialities in mathematics teaching. It includes the explicit way, when the own Mathematics History is stressed, with the use of its small part as the creation of mathematical concepts for solving problems; or it is explicit when it appears in an indirect way, in the perspective and arrangement of contents, when showing the working way to follow, as a guiding element to elaborate activities. Thus, in the teacher’s practice, the knowledge of mathematics history is very important for mathematics teaching. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Implicit and explicit use | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics’ history | - |
| Título: dc.title | La historia de las matemáticas en el aprendizaje de matemáticas : ¿uso explícito o implícito? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: