Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sheila Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13853 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1032 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010261 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo analisa aspectos da construção textual de artigos de divulgação científica para crianças. Frente a esse desafio, foi realizada uma análise documental de artigos das revistas Ciência Hoje das Crianças e Recreio. Na impossibilidade de analisar todos os artigos publicados nas revistas, optou-se pela análise de artigos com publicação alternada entre março de 2009 e novembro de 2015. Foram analisados 79 artigos, considerando como categorias de análise a linguagem, a ilustração e a imagem do cientista veiculada no artigo, dentre outras. Os resultados indicam que os artigos analisados assumem a identidade do veículo que são produzidos. Estes evidenciam as referências discursivas, materializada nos artigos, a identidade dos leitores potenciais e a condição para a produção dos artigos que, de diferentes maneiras, têm como objetivos informar e “capturar” o leitor. | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes aspects of textual construction of scientific dissemination articles for children. Faced with this challenge, the articles from the magazines Ciência Hoje das Crianças and Recreio went through a document analysis. As it was impossible to analyze all the articles published in this two magazines, we decided to choose some of them published between March 2009 and November 2015. Seventy nine articles were analyzed, considering the scientist's language, illustration and image as categories of analysis. The results show that the analyzed articles assume the identity of their magazines. The published texts show the discursive references, materialized in the articles, the identity of potential readers and the condition for the production of articles that, in different ways, aim to inform and hold the reader’s attention. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Título: dc.title | Divulgação científica para crianças : uma análise de artigos das revistas Ciência Hoje das Crianças e Recreio. | - |
Título: dc.title | Scientific disclosure for children : an analysis of articles from magazines Ciência Hoje das Crianças and Recreio. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: