Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Maria Rita Silvério | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Maria Rita Silvério | - |
Autor(es): dc.contributor | Eterovick, Paula Cabral | - |
Autor(es): dc.contributor | Sant'Anna, Eneida Maria Eskinazi | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Filipe Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010156 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A maioria das espécies de anfíbios anuros se agregam nas proximidades de corpos d´água para a reprodução em período quentes e chuvosos, podendo utilizar, para tanto, riachos, lagoas ou poças temporárias. Os ambientes temporários, mesmo limitados em extensão, podem oferecer condições para a reprodução de diferentes espécies de anuros ao longo de uma estação chuvosa. Entre os anuros são descritos diversos modos reprodutivos, o que implicam na dependência de determinados tipos de ambientes ou recursos. No presente estudo foi acompanhada durante semanas alternadas (04/11/2014 a 30/06/2015) a ocupação de anfíbios anuros em uma lagoa temporária e sua atividade reprodutiva ao longo de uma estação chuvosa. O objetivo do estudo foi identificar como esses utilizam os microambientes disponíveis e os fatores que determinam a sua ocupação. Esta lagoa está situada em uma área de campo rupestre (aproximadamente 1600 metros de altitude) e permanece seca no período de inverno. Foi registrado um total de nove espécies de anuros, nunca simultaneamente, sendo que a maior riqueza (seis espécies) foi observada no primeiro evento de cheia. Em função das variações na profundidade da lagoa três tendências de ocupação foram registradas: espécies que utilizam o ambientem apenas nas primeiras chuvas, espécies que são encontradas durante toda a estação chuvosa e aquela que inicia a atividade nas primeiras chuvas, tem uma pausa e retornam quando a lagoa abaixa seu nível. Leptodactylus jolyi só esteve em atividade quando a lagoa não se encontrava completamente cheia. Situação contrária foi observada para Scinax squalirostris, registrada exclusivamente em momentos de cheia da lagoa, próximo ao seu nível máximo. Phyllomedusa ayeaye esteve em atividade logo após a chegada das primeiras chuvas. Foi registrada grande diversidade de modos reprodutivos entre as espécies, o que pode ser interpretado como indício da heterogeneidade de microhabitat. A umidade relativa do ar influenciou negativamente a atividade de vocalização dos machos e a riqueza de anuros na lagoa. O número de machos vocalizando foi correlacionado às variações no nível da profundidade da lagoa. Essas variações promoveram o surgimento de diferentes microambientes, que foram utilizados como sítios de vocalização e nidificação pelos anuros. A diversidade de espécies no ambiente temporário foi favorecida pelas alterações nos microhabitat no espaço e no tempo, que diminui a competição pelos sítios de vocalização e nidificação das diferentes espécies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animais - reprodução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecossistemas | - |
Título: dc.title | Atividade reprodutiva de anuros em uma lagoa temporária em Campo Rupestre. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: