Estado contratual na educação : o desenho de três experiências brasileiras.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTripodi, Maria do Rosário Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorTheodoro, Mário Lisbôa-
Autor(es): dc.creatorLima, Gustavo Henrique Trajano de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Mateus Versieux de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17323-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/2175-6236119221vs01-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010111-
Descrição: dc.descriptionExplora-se analiticamente a contratualização de resultados na educação via abordagens da Teoria da Agência e Instrumentos de Ação Pública. Parte-se da reconstituição empírica de reformas educacionais empreendidas por GO, MG e SP, no período de 2003-2014. Toma-se como variável dependente um conjunto de ações como estrutura de incentivos, controle de absenteísmo docente e dispersão de oferta para Organizações Sociais (OS’s). Assume-se que essas ações podem ser explicadas a partir das duas abordagens teóricas. Empregaram-se pesquisa documental e biblio- gráfica. Fornecem-se evidências de que o uso de ambas as perspectivas te- óricas pode contribuir para a análise de escolhas de políticas educacionais desenhadas a partir do gerencialismo.-
Descrição: dc.descriptionThe article performs an analytical examination of gov- ernment contracting of education results via Agency Theory and Policy Instruments approach. We starts from an empirical reconstruction of the education reports conceived by GO, MG and SP, in the period from 2003 to 2014. We adopt a variable depending on a group of actions such incentive structure, faculty absence rates and dispersion of offers for Social Organi- zations. This article assumes these actions can be explained based on two theoretical approaches. Document and bibliographic research was used. Evidence is provided that the use of both theoretical perspectives can con- tribute to the analysis of education policy choices designed based on the New Public Management.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Educação e Realidade permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/879>. Acesso em: 13 abr. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectContratualização-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da agência-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumentos de ação pública-
Título: dc.titleEstado contratual na educação : o desenho de três experiências brasileiras.-
Título: dc.titleThe contractual state in education : the design of three Brazilian experience.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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