Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tonini, Adriana Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Mariana Tonini de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14305 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.37702/REE2236-0158 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010081 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo apresentar dados sobre a participação feminina nas áreas de STEM. Apesar de a presença de mulheres na ciência ter aumentado de forma global, ainda há uma sub-repre sentação delas no sistema científico e tecnológico e um pequeno número de mulheres em determina das áreas ou subáreas do conhecimento, por exemplo, nas ciências exatas e engenharias. Desse modo, é preciso incentivar crianças e jovens para as carreiras científicas, e o Estado Brasileiro tem papel fundamental de fomentar ações para que as meninas possam ter contato com a ciência, tecnologia e inovação desde os ciclos mais básicos da educação. A fim de induzir o aumento de mulheres nas carreiras de STEM, algumas iniciativas foram implementadas no Brasil, entre as quais se destacaram as executadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desde 2005, quando houve a criação do Programa Mulher e Ciência. Assim, espera-se que ações como essas possam se transformar em uma política pública que visa a reduzir a segregação horizontal e vertical das mulheres nas áreas STEM. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to present data about female participation on STEM areas. Despite women presence in science has grown globally, there is still a low women representation in the scientific and techno logical system and a minor number of women in specific areas and subareas of knowledge, for exam ple, exact science and engineering. Thus, it is necessary to encourage children and young people for the scientific career and the Brazilian state has the fundamental role in promoting actions to allow a contact among girls and science, technology and innovation since the most basic cycles of education. In order to induce the raising of women at STEM careers some initiatives were implemented in Bra zil, among them the ones executed by the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tec nológico – CNP since 2005 when the Programa Mulher e Ciência creation was created. It is expected that actions like these can became a public politic aiming to reduce horizontal and vertical women segregation on STEM areas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 16 set. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | - |
Título: dc.title | A participação das mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). | - |
Título: dc.title | Women’s participation on STEM areas (Science, Technology, Engineering And Mathematics). | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: