A alteridade na prosaística de Bakhtin.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Romero Alves-
Autor(es): dc.contributorSouza, Guiomar Maria de Grammont Machado de Araújo-
Autor(es): dc.contributorCulleton, Alfredo Santiago-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Emílio Carlos Roscoe-
Autor(es): dc.creatorNunes, Hugo Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010068-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionFoi investigado o livro de Bakhtin Problemas da Poética de Dostoievski (2010) no qual Bakhtin detecta que, o equívoco da visão dos críticos literários em relação as obras de Dostoievski, se deve às suas concepções monológicas utilizadas como método de investigação, que não permitiram enxergar a criação polifônica de Dostoievski. No segundo capítulo foi analisado os equívocos cometidos pelos críticos literários em relação às obras de arte em geral e em relação às obras de Dostoievski. Ainda neste capítulo foi apresentada a palavra bivocada, ícone representante das múltiplas vozes e a alteridade, entendida como referência no processo de singularização do autor, personagens, leitores e críticos. No terceiro capítulo foi averiguada a visão excedente que complementa, de forma única, a relação do mesmo com o outro, ampliando a visão daqueles que participam da prosa.-
Descrição: dc.descriptionIt was investigated Bakhtin's book Problems of Dostoevsky’s Poetics (2010) in which Bakhtin detects that the misconception of the literary critics' vision of the works of Dostoevsky, is due to their monological conceptions used as a method of investigation, that did not allow to see a polyphonic creation of Dostoyevsky. In the second chapter, it was analyzed the misconceptions committed by literary critics in relation to works of art in general and in relation to Dostoevsky's works. Still in this chapter was presented the word bivocated, a representative icon of the multiple voices and the alterity, understood as a reference in the process of singularization of the author, characters, readers, and critics. In the third chapter, it was investigated the excess vision that complements, in a unique way, a relation of the same with the other, amplifying the vision of those who participate in prose.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMikhail Mikhailovitch Bakhtin-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectFiódor Dostoiévski-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Título: dc.titleA alteridade na prosaística de Bakhtin.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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