A perspectiva do feminismo decolonial pela associação de mulheres da comunidade Noiva do Cordeiro : a religião é o amor.

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Autor(es): dc.creatorLisbôa, Natália de Souza-
Autor(es): dc.creatorLeijôto, Nayara Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1010037-
Descrição: dc.descriptionO texto propõe a discutir no âmbito do feminismo decolonial como a colonialidade do gênero se desenvolveu nos pensamentos latino-americanos e na autonomia de mulheres da Comunidade Noiva do Cordeiro - situada em uma área rural da cidade de Belo Vale – MG - pela interferência das colonialidades, do eurocentrismo e do controle de poder entre o Estado e algumas Igrejas. A crítica tem o intuito de encontrar caminhos para valorar a ruptura com o patriarcado religioso e com as desigualdades de gênero por meio das resistências do protagonismo feminino, ou seja, por meio do amor delas com elas mesmas como alternativa às influências de algumas religiões. A partir de um diálogo do feminismo decolonial com a teoria decolonial utilizou-se as propostas da filósofa argentina María Lugones para se refletir a respeito dos direitos humanos e constitucionais de cunho jurídico-sociológico na importância do rompimento de padrões advindos pelas heranças coloniais. Assim, este artigo tem a proposta de valorizar o feminismo decolonial e a teoria decolonial perante a institucionalização dos efeitos da diferença colonial a pessoas colonizadas por pessoas colonizadoras.-
Descrição: dc.descriptionThe text proposes to discuss within the scope of decolonial feminism how the coloniality of gender developed in Latin American thoughts and in the autonomy of women from the Noiva do Cordeiro Community - located in a rural area of the city of Belo Vale - MG - through the interference of colonialities, Eurocentrism and the control of power between the State and some Churches. Criticism aims to find ways to value the rupture of religious patriarchy and gender inequalities through the resistance of female protagonism, that is, through their love for themselves as an alternative to the influences of some religions. From a dialogue between decolonial feminism and decolonial theory, the proposals of Argentine philosopher María Lugones were used to reflect on human and constitutional rights of a legal-sociological nature and the importance of breaking patterns arising from colonial legacies. Thus, this article proposes to value decolonial feminism and decolonial theory in the face of the institutionalization of the effects of colonial difference on people colonized by colonizing people.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsCoisas do Gênero está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo decolonial-
Palavras-chave: dc.subjectColonialidades-
Palavras-chave: dc.subjectPatriarcado religioso-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectNoiva do Cordeiro-
Título: dc.titleA perspectiva do feminismo decolonial pela associação de mulheres da comunidade Noiva do Cordeiro : a religião é o amor.-
Título: dc.titleA pesspective of decolonial feminism by the women's association of the Noiva do Cordeiro community : religion is love.-
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