Epistemologia da prática profissional de uma futura professora de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica.

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Autor(es): dc.creatorDores, Valéria Rosa das-
Autor(es): dc.creatorTorisu, Edmilson Minoru-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20762-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009986-
Descrição: dc.descriptionO artigo tem como principal objetivo investigar os saberes realmente mobilizados por uma futura professora de matemática ao participar do Programa de Residência Pedagógica de uma universidade pública de Minas Gerais– Maurice Tardif denomina esse conjunto de saberes de Epistemologia da Prática Profissional. Ao longo de 18 meses, a futura professora e pesquisadora registrou suas ações como residente do citado programa em um movimento de investigação da própria prática. Os registros foram feitos em diário de campo. Os dados desse diário passavam, posteriormente, a compor um relatório didaticamente organizado com datas, horários e uma síntese das ações da pesquisadora. A análise reflexiva dos dados contidos nesse relatório resultou na constatação do seguinte conjunto de saberes que emergiram das ações da futura professora: saberes oriundos da relação com os pares, saberes da técnica e da tecnologia, saberes do afeto professor-aluno, saberes oriundos de leituras da área da Educação e Educação Matemática e saberes da Matemática.-
Descrição: dc.descriptionEl principal objetivo del artículo es investigar los conocimientos efectivamente movilizados por un futuro profesor de matemáticas cuando participa en el Programa de Residencia Pedagógica en una universidad pública de Minas Gerais– Maurice Tardif llama a este conjunto de conocimientos Epistemología de la Práctica Profesional. A lo largo de 18 meses, la futura docente e investigadora registró su accionar como residente del mencionado programa en un movimiento de investigación de su propia práctica. Los registros se realizaron en un diario de campo. Los datos de este diario formaron posteriormente un informe organizado didácticamente con fechas, horas y un resumen de las acciones del investigador. El análisis reflexivo de los datos contenidos en este informe dio como resultado la observación del siguiente conjunto de conocimientos surgidos de las acciones del futuro docente: conocimientos surgidos de las relaciones con los pares, conocimientos de técnica y tecnología, conocimientos del afecto profesor-alumno, Conocimientos surgidos de lecturas en el área de Educación y Conocimientos Matemáticos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional-
Título: dc.titleEpistemologia da prática profissional de uma futura professora de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica.-
Título: dc.titleEpistemología de la práctica profesional del futuro docente de matemáticas en el alcance del Programa de Residencia Pedagógica.-
Título: dc.titleEpistemology of the professional practice of a future mathematics teacher within the scope of the Pedagogical Residency Program.-
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