
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Dores, Valéria Rosa das | - |
| Autor(es): dc.creator | Torisu, Edmilson Minoru | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20762 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7962 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009986 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo tem como principal objetivo investigar os saberes realmente mobilizados por uma futura professora de matemática ao participar do Programa de Residência Pedagógica de uma universidade pública de Minas Gerais– Maurice Tardif denomina esse conjunto de saberes de Epistemologia da Prática Profissional. Ao longo de 18 meses, a futura professora e pesquisadora registrou suas ações como residente do citado programa em um movimento de investigação da própria prática. Os registros foram feitos em diário de campo. Os dados desse diário passavam, posteriormente, a compor um relatório didaticamente organizado com datas, horários e uma síntese das ações da pesquisadora. A análise reflexiva dos dados contidos nesse relatório resultou na constatação do seguinte conjunto de saberes que emergiram das ações da futura professora: saberes oriundos da relação com os pares, saberes da técnica e da tecnologia, saberes do afeto professor-aluno, saberes oriundos de leituras da área da Educação e Educação Matemática e saberes da Matemática. | - |
| Descrição: dc.description | El principal objetivo del artículo es investigar los conocimientos efectivamente movilizados por un futuro profesor de matemáticas cuando participa en el Programa de Residencia Pedagógica en una universidad pública de Minas Gerais– Maurice Tardif llama a este conjunto de conocimientos Epistemología de la Práctica Profesional. A lo largo de 18 meses, la futura docente e investigadora registró su accionar como residente del mencionado programa en un movimiento de investigación de su propia práctica. Los registros se realizaron en un diario de campo. Los datos de este diario formaron posteriormente un informe organizado didácticamente con fechas, horas y un resumen de las acciones del investigador. El análisis reflexivo de los datos contenidos en este informe dio como resultado la observación del siguiente conjunto de conocimientos surgidos de las acciones del futuro docente: conocimientos surgidos de las relaciones con los pares, conocimientos de técnica y tecnología, conocimientos del afecto profesor-alumno, Conocimientos surgidos de lecturas en el área de Educación y Conocimientos Matemáticos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional | - |
| Título: dc.title | Epistemologia da prática profissional de uma futura professora de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica. | - |
| Título: dc.title | Epistemología de la práctica profesional del futuro docente de matemáticas en el alcance del Programa de Residencia Pedagógica. | - |
| Título: dc.title | Epistemology of the professional practice of a future mathematics teacher within the scope of the Pedagogical Residency Program. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: