Branquitude e negritude em cena : efeitos na constituição da subjetividade de crianças a partir da identificação com personagens de cinema.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.contributorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.contributorSilva, Karina Gomes Barbosa da-
Autor(es): dc.contributorSól, Vanderlice dos Santos Andrade-
Autor(es): dc.contributorGomes, Nilma Lino-
Autor(es): dc.contributorGuerra, Andréa Maris Campos-
Autor(es): dc.creatorCamilloto, Ludmilla Santos de Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009970-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como ponto de partida a pergunta feita por uma criança branca acerca da ausência de personagens negros nos filmes aos quais assistia. Constatada a sub-representação e a representação estereotipada da negritude no cinema hollywoodiano, sobretudo nos filmes amplamente assistidos por crianças e que retratam super-heróis e princesas da Disney como personagens principais, a pergunta foi reformulada, complexificando-a ao trazer outros aspectos para a análise. Nesse sentido, o estudo pretendeu investigar se e como a oferta de personagens negros como protagonistas em produções cinematográficas com representações positivas da negritude, de seus corpos, sua existência e sua cultura, poderia funcionar como catalisador identificatório para as crianças, produzindo efeitos em sua subjetividade. A intenção foi, então, debruçar-se sobre o agenciamento da branquitude no cinema e suas implicações na constituição da subjetividade infantil, em razão da presença marcante de personagens brancos disponíveis como espelhos identificatórios e da ausência expressiva de modelos identificatórios positivos da negritude nesse espaço. Além disso, a pesquisa objetivou contribuir para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas críticas e emancipatórias, sugerindo a utilização do cinema como dispositivo pedagógico nas escolas. Considerando, portanto, a pluralidade de elementos contidos na pergunta inicial e nos objetivos propostos, a pesquisa apoiou-se na abordagem multiperspectívica e na ideia de hibridez, articulando contribuições teóricas e metodológicas de quatro diferentes campos epistemológicos, a saber, os Estudos Étnico-Raciais (Teoria Crítica da Raça e Estudos Críticos da Branquitude), os Estudos Culturais (sobretudo acerca do cinema, as representações culturais e os estereótipos atribuídos à negritude), a Psicanálise (com ênfase nos conceitos de identificação, constituição do sujeito, ideal do eu e traumas psíquicos) e a Educação (no contexto da Educação Antirracista e da Lei 10.639/03). Partindo desses referenciais, o estudo desenvolveu os seguintes argumentos: 1) o racismo assume diferentes formas e estratégias para continuar vigente, sendo uma delas a representação da negritude no cinema hollywoodiano, que se constitui como um espaço hegemonicamente dominado pela branquitude; 2) o cinema, mais do que proporcionar entretenimento, tem o condão de gerar influências na subjetividade, por meio da via identificatória e da produção de significações; e 3) a branquitude sustenta a produção de um modelo identificatório padrão e universal, por meio da mobilização de seus recursos materiais e simbólicos, reforçando um ideal de eu branco e, potencialmente, gerando traumas psíquicos naquele/a que distancia-se desse ideal, em razão das injunções do racismo. A pesquisa-intervenção, inserida no paradigma indiciário e orientada pelo método clínico, incluiu como estratégias metodológicas a realização de oficinas e entrevistas individuais com crianças da Educação Infantil de uma escola pública da cidade de Mariana - MG, visando escutá-las como sujeitos participantes e compreender como elas se apropriavam e respondiam às representações cinematográficas, especialmente em relação à questão racial, observando eventuais efeitos subjetivos. Por meio dessa metodologia e das categorias analíticas definidas (ideal do eu, eu ideal, traços identificatórios, autoidentificação racial, heteroidentificação racial, cabelo e representação), foi possível interpelar a branquitude como um sistema que exerce influência tanto na construção das representações culturais, quanto na constituição da subjetividade infantil. Desta maneira, os resultados da pesquisa sugerem que a amplitude da oferta de novos espelhos com representações positivas da negritude, tem o potencial de produzir efeitos nos processos identificatórios das crianças.-
Descrição: dc.descriptionThis research originates from a white child's question about the absence of black characters in the films he watched. Upon confirming both the underrepresentation and stereotypical portrayal of blackness in Hollywood cinema, particularly in films widely watched by children featuring superheroes and Disney princesses in leading roles, the initial question was redefined, incorporating additional aspects into the analysis. The study thus aimed to investigate whether and how the presence of black lead characters depicted positively in terms of blackness, including their bodies, existence, and culture, could serve as a catalyst for children ́s identification, generating effects on their subjectivity. To do so, the study focused on the agency of whiteness in cinema and its implications for shaping children's subjectivity, considering the naturalized presence of white characters as identification mirrors and the consequent significant lack of positive representations of blackness in this space. Furthermore, by utilizing cinema as a pedagogical resource in schools, the research intended to contribute to the development of critical and emancipatory pedagogical strategies. Adopting a multiperspectival approach and the notion of hybridity, the study drew from four disciplines, namely Ethnic-Racial Studies (Critical Race Theory and Critical Whiteness Studies), Cultural Studies (cinema, cultural representations, and stereotypes attributed to blackness), Psychoanalysis (identification, constitution of the subject, ego-ideal, and psychological trauma), and Education (Anti-Racist Education and Law n. 10.639/03). Based on these theoretical frameworks, the research put forth the following arguments: 1) To endure, racism manifests in various forms and strategies, one of which is the representation of blackness in Hollywood cinema – a space historically dominated by whiteness; 2) Cinema, beyond entertainment, plays a significant role in shaping the constitution of the subject through identification and meaning-making; and 3) Whiteness perpetuates a standard and universal identification model through the use of its material and symbolic resources, reinforcing an ideal of a white ego and potentially causing psychological trauma in those who distance themselves from this imagined ideal due to racism impositions. This intervention research, informed by the indiciary paradigm and the clinical method, conducted workshops and individual interviews with children from Early Childhood Education at a public school in Mariana, Minas Gerais, Brazil, with the aim to engage them as active participants and explore how they learned and responded to cinematographic representations, particularly those related to racial issues, to verify potential subjective effects. Given the methodology and the analytical categories (ego-ideal, ideal ego, identification traits, racial self- identification, racial heteroidentification, hair, and representation), this research challenged whiteness as a system that exerts influence both in the construction of cultural representations and in the constitution of children ́s subjectivity. The results suggest that broadening the range of new mirrors showcasing positive representations of blackness holds the potential to influence children ́s identification processes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/06/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectNegros - identidade racial-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectIdentificação-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleBranquitude e negritude em cena : efeitos na constituição da subjetividade de crianças a partir da identificação com personagens de cinema.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.