Estudo comparativo entre métodos de distribuição de cargas em tabuleiros de pontes retas com variação do número de transversinas - superestrutura em seção aberta.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Paulo Anderson Santana-
Autor(es): dc.contributorNeves, Francisco de Assis das-
Autor(es): dc.contributorRocha, Paulo Anderson Santana-
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávio Teixeira de-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ricardo Azoubel da Mota-
Autor(es): dc.contributorNeves, Francisco de Assis das-
Autor(es): dc.creatorFraga, Ana Carolina Prata das Dores-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18701-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009936-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como principal objetivo a realização da análise, dimensionamento e detalhamento de longarinas de Concreto Armado com transversinas de rigidez infinita, utilizando o Método de Engesser-Courbon para as cargas móveis e os Métodos das Charneiras Plásticas, Áreas de Influência e Método de grelha para a determinação das cargas permanentes. Também tem a intenção de avaliar a influência do número de transversinas na distribuição de cargas e a influência da rigidez das transversinas no mesmo processo. Os estudos serão realizados em tabuleiros de concreto armado com 3 longarinas de concreto, com a variação de 04 a 06 transversinas. Como passos relevantes da pesquisa é possível relatar: a definição das linhas de distribuição de cargas, a obtenção dos trens-tipos longitudinais para os casos avaliados, o cálculo das solicitações referentes ao peso próprio e à sobrecarga através dos Métodos das Charneiras Plásticas e Áreas de Influência, definição dos esforços solicitantes dos elementos da ponte por meio do software Ftool (considerando as longarinas isoladas) e programa computacional pelo método de grelhas (com a rigidez real das transversinas e rigidez muito elevada) e por fim dimensionamento das estruturas segundo a NBR6118 (ABNT 2023). Após o dimensionamento realizado, foi feita uma comparação entre os resultados obtidos pelos diferentes métodos. Com a pesquisa, foi possível concluir que, o método de Engesser-Courbon, apesar de conservador, é de rápida aplicação e de fácil obtenção dos resultados, sendo viável para uma concepção inicial da distribuição de cargas. O método das Áreas de Influência é simples de implementar e mostrou ser mais eficaz em tabuleiros com alta rigidez transversal. O número de transversinas, foi o fator que mais afetou a diferença de áreas de aço entre os tabuleiros. Ao alterar o número de transversinas de 4 para 5 e de 5 para 6, houve uma redução de 25%, 35% e 40% em média, entre as áreas de aço das armaduras transversais, e de flexão longitudinais positivas e negativas, respectivamente.-
Descrição: dc.descriptionThis work's main objective is to carry out the analysis, dimensioning and detailing of Reinforced Concrete stringers with infinite stiffness crossbeams, using the Engesser-Courbon Method for moving loads and the Yield Line Theory, Areas of Influence and Grid Method for determining permanent loads. It also intends to evaluate the influence of the number of crossbeams on the load distribution and the influence of the crossbeams’s stiffness on the same process. The studies will be carried out on reinforced concrete decks with 3 concrete stringers, ranging from 4 to 6 crossbeams. As relevant steps of the research, it is possible to report: the definition of load distribution lines, obtaining the longitudinal standard load vehicle for the evaluated cases, the calculation of requests relating to self-weight and overload using the Yield Line Theory and Areas of Influence, definition of the design loads of the bridge elements using the FTOOL software (considering the isolated stringers) and a computer program using the grid method (with the real stiffness of the crossbeams and very high stiffness) and finally dimensioning the structures according to NBR6118 - ABNT 2023. After the dimensioning was carried out, a comparison was made between the results obtained by the different methods. With the research, it was possible to conclude that the Engesser-Courbon method, despite being conservative, is quick to apply and easy to obtain results, being viable for an initial conception of load distribution. The Areas of Influence method is simple to implement and has shown to be more effective on decks with high transverse stiffness. The Yield Line Theory offered more accurate results compared to the Areas of Influence Method. The number of crossbeams was what affected the most the difference in steel areas between the decks. By changing the number of crossbeams from 4 to 5 and 5 to 6, there was a reduction of 25%, 35% and 40% on average, between the steel areas of the transverse reinforcement, positive and negative longitudinal bendind, respectively.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectCargas e descargas - repartição de carga-
Palavras-chave: dc.subjectPontes de concreto - transversinas-
Palavras-chave: dc.subjectGrelhas - engenharia de estruturas - método de grelha-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de concreto-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de Engesser-Courbon-
Título: dc.titleEstudo comparativo entre métodos de distribuição de cargas em tabuleiros de pontes retas com variação do número de transversinas - superestrutura em seção aberta.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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