
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Marcelo Donizete da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17316 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668505 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009934 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, as questões que serão analisadas dizem respeito aos desdobramentos das teorias educacionais na constituição epistemológica da ciência da educação. | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo tiene como objetivo presentar los datos de la investigación realizada en la Facultad de Educación de la Universidad Estatal de Campinas-SP en 2010, para la adquisición del título de Doctor en Educación. Además de la presentación de los datos, la propuesta será trabajar los contenidos específicos de la teoría de la complejidad de Edgar Morin, su implicación en la producción de la investigación y la educación brasileña y latinoamericana. Por tratarse de una discusión presentada como clase del programa de posgrado en educación de la Universidad Federal de Alagoas - UFAL, los temas que se analizarán se refieren a los desarrollos de las teorías educativas en la constitución epistemológica de la ciencia de la educación. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências da educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da educação | - |
| Título: dc.title | A concepção ideológica da Teoria da Complexidade e seus desdobramentos na educação brasileira e latino- americana. | - |
| Título: dc.title | The ideological conception of Complexity Theory and its consequences in Brazilian and Latin American education. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: