Sexualidades no contexto escolar : violência ética e disputas por reconhecimento.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTorres, Marco Antônio-
Autor(es): dc.creatorSaraiva, Izabella Marina Martinho-
Autor(es): dc.creatorGonzaga, Rubens Modesto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14800-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/S1413-24782020250049-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009878-
Descrição: dc.descriptionEste texto apresenta uma pesquisa que investigou a produção da violência ética e do reconhecimento das sexualidades em contextos escolares. Entendemos que a radicalização da teoria do reconhecimento, por Judith Butler, tem possibilitado análises importantes sobre os vínculos entre política e moral. Uma das facetas da violência ética caracteriza-se pela obliteração do relato de si, do silenciamento das lutas e dos sofrimentos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e mais (LGBTI+). Para nossas análises, promovemos grupos focais e uma entrevista narrativa com docentes da educação básica de escolas públicas. A pesquisa é fruto do trabalho de um conjunto de pesquisadores/as que nos últimos quatro anos, em um curso de mestrado, se envolveram com o tema das sexualidades nos contextos escolares. Nossas análises apontam tanto para a produção de vidas insuportáveis como para a constituição de resistências que buscam pela possibilidade de vidas habitáveis, porém numa ambiência marcada por discursos contrários às sexualidades.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a research that investigated the production of ethical violence and the recognition of sexualities in school contexts. We understand that Judith Butler’s radicalization of the theory of recognition has provided important insights on the links between politics and morals. One of the facets of ethical violence is characterized by the obliteration of self-reporting, the silencing of lesbians, gays, bisexuals, transgenders, intersexes, and more (LGBTI+) struggles and sufferings. For our analysis, focus groups and a narrative interview with teachers of basic education of public schools were promoted. The research is the result of the work of a group of researchers who, in the last 4 years, in a master’s degree course, have been involved with the theme of sexualities in school contexts. Our analyzes point to both the production of unbearable lives and the constitution of resistances that seek the possibility of livable lives, but in an environment marked by discourses contrary to sexualities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectLGBTfobia-
Título: dc.titleSexualidades no contexto escolar : violência ética e disputas por reconhecimento.-
Título: dc.titleSexuality in the school context : ethical violence and disputes for recognition.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.