Marketing político no WhatsApp : mineração de small data nas eleições municipais de Ouro Preto.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Nair Prata Moreira-
Autor(es): dc.contributorMartins, Nair Prata Moreira-
Autor(es): dc.contributorSantos, João Guilherme Bastos dos-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marcelo Freire Pereira de-
Autor(es): dc.creatorMartins, Gilson Fernandes Antunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14422-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009829-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEm 2020, o isolamento social, decorrente da pandemia causada pela doença Covid-19, impediu a realização de comícios e convenções presenciais, seguindo as recomendações sanitárias dos órgãos de saúde para evitar a propagação do coronavírus. Nessa perspectiva, os candidatos necessitaram utilizar as mídias sociais digitais para divulgar suas propostas e angariar apoiadores, sendo o WhatsApp o principal aplicativo de mensagem com os eleitores. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo analisar a utilização do WhatsApp pelos candidatos ao cargo de Prefeito nas eleições municipais de Ouro Preto, em Minas Gerais, realizadas em 2020. Para isso, desenvolveu-se um método de coleta dos dados dos grupos de WhatsApp a partir de Garimella e Tyson (2018), Resende et al. (2019) e Melo et al. (2019). Foram selecionados oito grupos de WhatsApp que têm como tema central a discussão sobre a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Ouro Preto. Todo conteúdo produzido pelos participantes dos grupos entre os dias 4 de abril de 2020 a 22 de novembro de 2020 foi extraído e analisado. O presente estudo é um dos primeiros a utilizar small data do WhatsApp na análise de campanha eleitoral.-
Descrição: dc.descriptionIn 2020, social isolation, resulting from the pandemic caused by the Covid-19 disease, prevented the holding of rallies and face-to-face conventions, following the health recommendations of health agencies to prevent the spread of the coronavirus. From this perspective, candidates needed to use digital social media to publicize their proposals and attract supporters, with WhatsApp being the main messaging app with voters. Thus, this dissertation aims to analyze the use of WhatsApp by candidates for the position of Mayor in the municipal elections in Ouro Preto, Minas Gerais, held in 2020. For this, a method for collecting data from WhatsApp groups was developed. from Garimella and Tyson (2018), Resende et al. (2019) and Melo et al. (2019). Eight WhatsApp groups were selected whose main topic is the discussion on improving the quality of life of the residents of Ouro Preto. All content produced by the group participants between April 4, 2020 to November 22, 2020 was extracted and analyzed. The present study is one of the first to use WhatsApp's small data in the analysis of electoral campaigns.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectCampanhas eleitorais-
Palavras-chave: dc.subjectEleições municipais - Ouro Preto-
Palavras-chave: dc.subjectInternet nas campanhas eleitorais-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de rede-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Título: dc.titleMarketing político no WhatsApp : mineração de small data nas eleições municipais de Ouro Preto.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.