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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Guimarães, Bruno Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10727 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009781 | - |
Descrição: dc.description | Embora Adorno tenha abordado predominantemente o problema do “fim da arte” como um processo repressivo de liquidação da arte levado adiante pela dominação da indústria cultural, ele viu uma possibilidade promissora para o conceito de desartificação (Entkunstung) em sua Teoria Estética. Ali, ele reconheceu uma tendência evolutiva desse conceito pela intensificação do tremor de uma subjetividade fixa através da experiência da não‑identidade e de uma possível reconciliação com uma natureza não inteiramente submetida à exploração. O objetivo deste trabalho é examinar a articulação de duas teses em Adorno: uma que antecipa o fim da arte em uma sociedade sem classes, relacionado à superação da tensão entre o real e o possível, e uma segunda que reconhece na expressão artística conhecida alguma promessa de felicidade, ao apontar para uma realidade latente que insiste em retornar, na medida em que as obras de arte são a “historiografia inconsciente de si mesma de sua época.” | - |
Descrição: dc.description | Although Adorno has predominantly approached the problem of the “end of art” as a repressive process of liquidation of art carried out by the domination of the cultural industry, he saw a promising possibility for the concept of de‑arting (Entkunstung) in his Aesthetic Theory. There he recognized an “evolutionary tendency” of the concept from the intensification of the shudder of a fixed subjectivity through the experience of non‑identity and a possible reconciliation with a nature not entirely subject to exploitation. The aim of this work is to examine the articulation of two theses in Adorno: one that anticipates the end of art in a society without classes, related to the overcoming of the tension between the real and the possible, and the second that recognizes in the known artistic expression a promise of happiness by pointing out a latent reality that insists on returning, insofar as artworks are the “self‑unconscious historiography of their epoch”. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na revista Dois Pontos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Revista Dois Pontos <http://revistas.ufpr.br/doispontos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 13 out. 2016. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obras de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desartificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade latente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia inconsciente de si mesma | - |
Título: dc.title | A dialética do fim da arte em Adorno : repressão e resgate da sensibilidade recalcada. | - |
Título: dc.title | The dialectic of the end of art in Adorno : repression and rescue of the repressed sensibility. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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