Dispositivos móveis no ensino de Geometria Espacial na perspectiva da mobilidade da aprendizagem.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Erika Cruz-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marli Regina dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19453-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37001/ripem.v13i4.3590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009731-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado cuja problemática se relaciona ao ensino e aprendizagem de Geometria Espacial, mais especificamente, sólidos e volume, adentrando pelas possibilidades advindas com os dispositivos móveis, na perspectiva da aprendizagem móvel (Mobile Learning). A partir da aplicação de uma proposta de atividades com alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Minas, os dados foram coletados e analisados em uma abordagem fenomenológica, na qual buscou-se pelos significados explicitados ao enfocar-se os dispositivos móveis, suas possibilidades para o ensino e aprendizagem e os direcionamentos possíveis para a aprendizagem móvel. Destacaram-se o papel do celular ao possibilitar maior protagonismo dos alunos e as perspectivas que sinalizam para a mobilidade da aprendizagem, que pode ser experienciada pelo aprendiz ao estar junto ao seu dispositivo, no coletivo da sala de aula, mobilizando saberes e ampliando contextos e modos de produzir conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents results of a master's degree research whose issues are related to the teaching and learning of Spatial Geometry, more specifically, solids and volume, exploring the possibilities arising from mobile devices, from the perspective of mobile learning. From the application of a proposal for activities with high school students from a state public school in Minas Gerais, data were collected and analyzed using a phenomenological approach, in which the meanings explained by highlighting mobile devices, its possibilities for teaching and learning and possible directions for mobile learning. The role of the cell phone in enabling greater protagonism for students and the perspectives that signal the mobility of learning, which can be experienced by the learner when being next to their device, in the collective classroom, mobilizing knowledge and expanding contexts and ways of producing knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectVolume-
Palavras-chave: dc.subjectCelulares-
Palavras-chave: dc.subjectSmartphone-
Palavras-chave: dc.subjectMobile-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem móvel-
Título: dc.titleDispositivos móveis no ensino de Geometria Espacial na perspectiva da mobilidade da aprendizagem.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.