Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Erika Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marli Regina dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19453 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37001/ripem.v13i4.3590 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009731 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado cuja problemática se relaciona ao ensino e aprendizagem de Geometria Espacial, mais especificamente, sólidos e volume, adentrando pelas possibilidades advindas com os dispositivos móveis, na perspectiva da aprendizagem móvel (Mobile Learning). A partir da aplicação de uma proposta de atividades com alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Minas, os dados foram coletados e analisados em uma abordagem fenomenológica, na qual buscou-se pelos significados explicitados ao enfocar-se os dispositivos móveis, suas possibilidades para o ensino e aprendizagem e os direcionamentos possíveis para a aprendizagem móvel. Destacaram-se o papel do celular ao possibilitar maior protagonismo dos alunos e as perspectivas que sinalizam para a mobilidade da aprendizagem, que pode ser experienciada pelo aprendiz ao estar junto ao seu dispositivo, no coletivo da sala de aula, mobilizando saberes e ampliando contextos e modos de produzir conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | This article presents results of a master's degree research whose issues are related to the teaching and learning of Spatial Geometry, more specifically, solids and volume, exploring the possibilities arising from mobile devices, from the perspective of mobile learning. From the application of a proposal for activities with high school students from a state public school in Minas Gerais, data were collected and analyzed using a phenomenological approach, in which the meanings explained by highlighting mobile devices, its possibilities for teaching and learning and possible directions for mobile learning. The role of the cell phone in enabling greater protagonism for students and the perspectives that signal the mobility of learning, which can be experienced by the learner when being next to their device, in the collective classroom, mobilizing knowledge and expanding contexts and ways of producing knowledge. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volume | - |
Palavras-chave: dc.subject | Celulares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Smartphone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem móvel | - |
Título: dc.title | Dispositivos móveis no ensino de Geometria Espacial na perspectiva da mobilidade da aprendizagem. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: