Indústria cultural e educação patrimonial : reflexões ainda necessárias.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMaranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque-
Autor(es): dc.creatorSousa, Ingrid Anastácia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009729-
Descrição: dc.descriptionOs estudos sobre Indústria Cultural desde o surgimento das reflexões com Adorno e Horkheimer no livro Dialética do Esclarecimento, são relevantes não apenas por buscar compreender a sociedade, mas, principalmente, por gerar uma reflexão sobre a forma como a cultura vem sendo reconfigurada, de modo a perder sua aura crítica e de emancipação do sujeito, graças às intervenções capitalistas que buscam através desta, implicitamente ou não, gerar valor e atingir seus próprios interesses. Objetiva-se então, iniciar uma reflexão a fim de analisar a efetividade das relações concretas e dialéticas próprias às intervenções privadas no âmbito da educação patrimonial, que tem em sua essência formar indivíduos críticos e autônomos capazes de reconhecer o passado como formador da identidade individual e coletiva dos cidadãos, sob a perspectiva dos estudos críticos organizacionais.-
Descrição: dc.descriptionThe studies about Cultural Industry since the reflection advent by Adorno and Horkheimer in the book Dialect of Clarification, are relevant not only because it intends to understand the society, but also, mainly, because it creates a reflection about the manner as culture has been reset, in order to lose her critical aura and emancipation of an individual, thanks to capitalist interventions that look beyond that, implicitly or not, to generate value and achieve their own interests. Then, the goal is to start a reflection to analyze the effectivity of the concrete and dialectical relationships from the private interventions through the patrimonial education perspective, which has in its essence to form critical and autonomous individuals capable to recognize the past as the former to individual and collective identity of the citizens, from the perspective of organizational critical studies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados pelo periódico Políticas Culturais em Revista estão sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: Políticas Culturais em Revista. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 31 jul. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTrem da Vale-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimonial education-
Palavras-chave: dc.subjectVale Railroad-
Palavras-chave: dc.subjectCultural sponsorship-
Título: dc.titleIndústria cultural e educação patrimonial : reflexões ainda necessárias.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.