Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Couto, Juliana Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Adivane Terezinha | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alana Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Ana Carolina de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Álvaro Simões | - |
Autor(es): dc.creator | Lins, Fabio Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Pedro Lourenço dos | - |
Autor(es): dc.creator | Guarda, Vera Lúcia de Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15912 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4624#:~:text=O%20monitoramento%20participativo%20%C3%A9%20uma,na%20gest%C3%A3o%20dos%20recursos%20h%C3%ADdricos. | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009694 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, há uma crescente preocupação com os efeitos das atividades humanas na qualidade das águas, evidenciando a necessidade do aumento do número de corpos hídricos monitorados. A Política Nacional de Recursos Hídricos prevê uma gestão descentralizada, integrada e participativa desses recursos, ou seja, uma gestão em que a sociedade participa juntamente com o poder público e usuários com o intuito de promover a melhoria da qualidade do meio ambiente. Este trabalho tem por objetivo gerar uma síntese das diferentes etapas do processo de monitoramento participativo na análise de águas, com base em exemplos já implementados e bem sucedidos. A partir de uma revisão bibliográfica, foram determinadas cinco etapas de desenvolvimento de um programa de monitoramento participativo, que são: Criação do grupo comunitário; Capacitação da comunidade; Parâmetros que podem ser utilizados no monitoramento da qualidade de águas; Participação das pessoas em campo; Avaliação do programa de monitoramento participativo e Participação dos integrantes na esfera de decisão e compartilhamento de informações. O monitoramento participativo é uma forma eficiente de promover ações voltadas à melhoria da qualidade das águas, além de proporcionar o envolvimento e a atuação das comunidades na gestão dos recursos hídricos. | - |
Descrição: dc.description | Currently, there is a growing concern about the effects of human activities on water quality, highlighting the need to increase the number of monitored water resources. The National Water Resources Policy provides for a decentralized, integrated and participatory management of these resources, that is, a management in which society participates together with the government and users in order to promote the improvement of the quality of the environment. This work aims to generate a synthesis of the different stages of the participatory monitoring process in water analysis, based on examples already implemented and successful. From a bibliographic review, five stages of development of a participatory monitoring program were determined, which are: Creation of the community group; Community training; Parameters that can be used to monitor water quality; Participation of people in the field; Evaluation of the participatory monitoring program and Participation of the members in the decision sphere and information sharing. Participatory monitoring is an efficient way of promoting actions aimed at improving water quality, in addition, providing community involvement and performance in the management of water resources. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos hídricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo participativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
Título: dc.title | Avaliação e monitoramento participativo na gestão da qualidade da água. | - |
Título: dc.title | Evaluation and participatory monitoring in water quality management. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: