Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Wellington Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Luan Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009649 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições da utilização de recurso tátil para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir de experiência com a construção/adaptação de recursos a serem utilizados por alunos cegos. Assim, os recursos didáticos foram construídos pelos discentes com intuito de potencializar o ensino sob a perspectiva inclusiva. Os dados da pesquisa revelaram que tal vivência aponta para novas possibilidades práticas de produção de recursos didáticos e práticas inovadoras. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to analyze the contributions of the use of the tactile resource to the development of inclusive pedagogical practices in the classroom, based on the experience with the construction / adaptation of resources that are used by students. Thus, the didactic resources were built by the students in order to enhance teaching from an inclusive perspective. The research data revealed that the experience points to new practices for the production of teaching resources and innovative practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Espacios <http://www.revistaespacios.com/a20v41n37/20413707.html>. Acesso em: 28 out. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático tátil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Título: dc.title | Diálogo sobre a elaboração/construção de materiais didáticos táteis para inclusão de alunos cegos. | - |
Título: dc.title | Dialogue on the preparation / construction of tactile teaching materials for the inclusion of blind students. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: