EJA e EPJA : antípodas latino-americanas da universidade?

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Autor(es): dc.contributorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorLaranjeira, Rómina de Mello-
Autor(es): dc.contributorSoares, Leôncio-
Autor(es): dc.contributorTorres, Mariana Cassab-
Autor(es): dc.creatorCosta, Vinicius Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009638-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente tese investiga as dicotomias entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) na maioria dos demais países da América Latina, e o ensino universitário, abordados como antípodas centrais para o desenvolvimento deste trabalho. Estruturada segundo uma lógica dialética, a pesquisa examina os paradoxos e as tensões que envolvem a realidade da EJA no contexto universitário, destacando como as contradições e semelhanças observadas podem oferecer caminhos para uma compreensão mais aprofundada das relações entre a EJA e o ensino superior. As análises foram realizadas com base em dois estudos de caso, utilizando a metodologia da História Comparada: os programas de EJA da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, e a EPJA da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Adicionalmente, empregando a metodologia das Narrativas Autobiográficas, a pesquisa compara duas figuras centrais para a implementação desses projetos na última década em cada um desse países: uma professora na UFMG e outra professora na UNAM. Brasil e México apresentam, ora compreensões e abordagens distintas em relação à EJA, refletindo as particularidades históricas, sociais e culturais de cada país, ora semelhanças interessantes vinculadas à influência de Paulo Freire nas regiões, ao contexto colonizador latino-americano e à proeminência de movimentos de minorias sociais, especificamente negras e indígenas, na luta política universitária pela democratização da educação. Através dessa análise, a tese contribui para o avanço do debate sobre as EJA ofertadas pelas universidades, promovendo novas perspectivas para o campo educacional latino- americano, ao revelar as idiossincrasias e antíteses presentes, bem como um cenário colonial em comum que molda a realidade estudada na América Latina.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis investigates the dichotomies between Adult Education (EJA) in Brazil, and Education for Young People and Adults (EPJA) in most other Latin American countries, and higher education, addressed as central antipodes for the development of this work. Structured according to a dialectical logic, the research examines the paradoxes and tensions surrounding the reality of EJA in the university context, highlighting how the observed contradictions and similarities can provide pathways to a deeper understanding of the relationships between EJA and higher education. The analyses were conducted based on two case studies, using the methodology of comparative history: the EJA programs at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) in Brazil, and the EPJA at the National Autonomous University of Mexico (UNAM). Additionally, by employing the methodology of autobiographical narratives, the research compares two central figures for the implementation of these projects in the last decade in each of these countries: one professor at UFMG and one professor at UNAM. Brazil and Mexico present, at times, distinct understandings and approaches to EJA, reflecting the historical, social, and cultural particularities of each country, as well as interesting similarities linked to the influence of Paulo Freire in the regions, the Latin American colonizing context, and the prominence of minority social movements, specifically Black and Indigenous, in the university political struggle for the democratization of education. Through this analysis, the thesis contributes to advancing the debate on EJA offered by universities, promoting new perspectives for the Latin American educational field by revealing the idiosyncrasies and antitheses present, as well as a colonial scenario that shapes the studied reality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/08/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectMinorias - educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa - autobiográfica-
Título: dc.titleEJA e EPJA : antípodas latino-americanas da universidade?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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