Política de formação de professores na BNC-Formação : entre a reprodução e a crítica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.creatorPereira, Renato José Dias-
Autor(es): dc.creatorGiareta, Paulo Fioravante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:18:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:18:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19542-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5585/eccos.n68.25205-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009631-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objeto indicar a vinculação da política de formação de professores, formalizada na Resolução do CNE/CP n.o 2, de 20 de dezembro de 2019, com o conjunto das reformas curriculares em curso no Brasil, no contexto da agenda político-econômica neoliberal. Portanto, objetiva indicar as principais caracterizações exigidas à BNC-Formação no contexto de uma agenda de reformismo curricular mediada pela expressão atualizada da sociabilidade do capital. Metodologicamente, o trabalho se estrutura na abordagem crítica com aporte teórico nas categorias alienação e práxis sociais, a partir da concepção de István Mészáros (2006; 2008) e Karel Kosik (1976). A pesquisa identifica as reformas curriculares em curso no Brasil, inclusive a atual reforma expressa na BNC-Formação, como movimentos formativos alinhados ao ordenamento espelhado pela agenda neoliberal para a educação, bem como o controle sistemático das políticas de formação de professores, a partir da práxis social mediada ética e ideologicamente pelo capital.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to indicate the linking of the teacher formation policy, formalized in Resolution CNE/CP n. 2, of December 20, 2019, with the set of curricular reforms underway in Brazil, in the context of the neoliberal political-economic agenda. Therefore, it aims to indicate the main characterizations required of BNC-Formation in the context of an agenda of curricular reformism mediated by the updated expression of capital sociability. Methodologically, the work is structured to a critical approach with theoretical support in the categories of alienation and social praxis in István Mészáros (2006; 2008) and Karel Kosik (1976). The research identifies the curricular reforms underway in Brazil, including the current reform expressed in BNC-Formation, as formation movements aligned with the ordering mirrored by the neoliberal agenda for education, as well as the systematic control of teacher formation policies, the from social praxis mediated ethically and ideologically by capital.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectReforma curricular-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titlePolítica de formação de professores na BNC-Formação : entre a reprodução e a crítica.-
Título: dc.titleTeacher formation policy in BNC-Formation : between reproduction and criticism.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.