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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Regis, Flávia Christiane do Nascimento | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Plínio Cavalcanti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20674 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025018.id1608 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009603 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, em que buscamos identificar e descrever conhecimentos profissionais docentes diretamente associados ao trabalho com dois temas importantes na prática escolar, o desenvolvimento do pensamento algébrico e os erros e misconceptions dos alunos, verificando também se esses conhecimentos constam do currículo prescrito dos cursos de Licenciatura em Matemática de duas grandes universidades públicas brasileiras. Neste relato tratamos apenas do primeiro tema, restringindo-nos à identificação e descrição dos referidos conhecimentos. Estes foram inferidos de relatos de pesquisa assinados Luís Radford e James Kaput. Selecionamos alguns dos trabalhos desses especialistas no tema do desenvolvimento do pensamento algébrico na escola e, utilizando um quadro teórico de acordo com o qual os conhecimentos matemáticos relevantes para a formação do professor de matemática da Educação Básica são aqueles efetivamente requeridos na prática docente escolar, concluímos que o trabalho de desenvolvimento do pensamento algébrico na escola requer do professor uma ampla gama de conhecimentos matemáticos, que descrevemos na seção 4. O objetivo deste artigo é descrever alguns desses conhecimentos, visando contribuir para o debate acerca da necessidade de uma eventual inclusão deles nos processos de formação inicial e/ou continuada de professores de matemática da Educação Básica. | - |
| Descrição: dc.description | This article is part of doctoral research in which we seek to identify and describe mathematical knowledge directly associated with the schoolteacher's work on two themes: the development of algebraic thinking and students' errors and misconceptions. We have also checked whether this knowledge is part of the teacher education program of two important Brazilian public universities. In this article, we identify and describe knowledge required in the school teaching practice related to teacher's work with the first theme. We inferred it from research reports signed by two of the most renowned researchers in the international community, Luís Radford and James Kaput. We selected some of the main works of these experts on the development of algebraic thinking at the school level and, using a theoretical framework according to which the mathematical knowledge relevant to mathematics teacher education is the one effectively required in school teaching practice, we infer from the reports studied, that developing algebraic thinking requires a wide range of mathematical knowledge from the school teacher. Thus, our goal here is to describe the knowledge inferred, aiming to contribute to the debate on the need for their eventual inclusion in Brazilian mathematics teacher education programs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este es un artículo de acceso abierto distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos matemáticos da prática docente escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento algébrico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento do pensamento algébrico na escola | - |
| Título: dc.title | Conhecimento matemático requerido no trabalho docente de desenvolvimento do pensamento algébrico na escola. | - |
| Título: dc.title | Mathematical knowledge required in the school teaching practice of developing algebraic thinking. | - |
| Título: dc.title | Conocimiento matemático requerido en el trabajo docente de desarrollo del pensamiento algebraico en escuela. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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