O ensino e a aprendizagem de língua portuguesa como prática social : a apropriação da oralidade por meio dos gêneros debate, entrevista e podcast.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrasileiro, Ada Magaly Matias-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Tânia-
Autor(es): dc.contributorBrasileiro, Ada Magaly Matias-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Tânia-
Autor(es): dc.contributorSoares, Ivanete Bernardino-
Autor(es): dc.contributorBueno, Luzia-
Autor(es): dc.creatorMachado, Letícia Marcela Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:17:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:17:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20491-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009590-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO ensino da oralidade, embora seja contemplado nos documentos oficiais educacionais brasileiros (PCN, 1999, 2000; BNCC, 2018), há mais de duas décadas e, tendo sido nesse período objeto de inúmeras pesquisas, ainda hoje encontra limitações nas práticas das aulas de Língua Portuguesa. Na direção de contribuir para a redução desse gap, esta pesquisa tem como objetivo analisar a proposição de práticas metodológicas com potencial de contribuir para a apropriação, por parte do aluno, da modalidade oral da Língua Portuguesa em situações formais de uso. Para tanto, adota uma concepção sociocultural da língua (Bakthin, 2023) e uma concepção de ensino de língua como prática social (Antunes, 2003; Geraldi, 2014). Do ponto de vista bibliográfico dos estudos de oralidade, encontra apoio em Marchushi (2008), Castilho (2011), Bagno (2009), Magalhães e Cristovão (2018), Storto, Costa-Maciel e Magalhães (2023), entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa descritiva e aplicada com abordagem qualitativa, cujos sujeitos participantes vinculam-se a uma escola privada de Itabirito-MG. Sendo a pesquisadora a professora regente da turma, esta pesquisa também se caracteriza como participante. Foi construído um Projeto Didático de Gênero (Kersch; Guimarães, 2012), contemplando o desenvolvimento de três gêneros do discurso oral: debate regrado, entrevista e podcast, com uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental no primeiro semestre de 2024. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de práticas pedagógicas que integrem a oralidade à realidade sociocultural dos alunos, possibilitando um ensino mais dinâmico, inclusivo e conectado com as demandas do mundo contemporâneo. As propostas aplicadas favoreceram o desenvolvimento da oralidade dos alunos em situações formais, especialmente, no que se refere à adequação da linguagem, considerando os diversos contextos e sujeitos da interação. Além disso, foi possível verificar o potencial dos gêneros trabalhados, debate, entrevista e podcast, enquanto gêneros orais e multimodais, que possibilitam o trabalho com a escrita, o oral, as variadas tecnologias e as multimodalidades, que incluem ritmo, tom de voz, postura, gestos etc. Foi possível verificar, também, que o repertório foi ampliado no decorrer do PDG, possibilitando aos alunos maior consciência com relação ao conteúdo temático abordado.-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of orality, although included in Brazilian official educational documents (PCN, 1999, 2000; BNCC, 2018) for over two decades and having been the subject of numerous studies during this period, still faces limitations in Portuguese language classroom practices today. Toward contribuiting to reducting this gap, this research aims to propose methodological practices that can contribute to students’ appropriation of the oral modality of the Portuguese language in formal usage situations.Therefore, it adopts a sociocultural conception of language (Bakhtin, 2023) and a view of language teaching as a social practice (Antunes, 2003; Geraldi, 2014). From a bibliographic perspective on orality studies, it draws support from authors such as Marchuschi (2008), Castilho (2011), Bagno (2009), Magalhães and Cristovão (2018), and Storto, Costa-Maciel, and Magalhães (2023), among others.This is a descriptive and applied research project with a qualitative approach, whose participants are affiliated with a private school in Itabirito, Minas Gerais. As the researcher is also the lead teacher of the class, the study is also characterized as participant research. A Genre- Based Didactic Project (Kersch & Guimarães, 2012) was developed, encompassing the exploration of three oral discourse genres: structured debate, interview, and podcast, with a 9th-grade class during the first semester of 2024.The research findings highlighted the importance of pedagogical practices that integrate orality with students’ sociocultural reality, allowing for more dynamic, inclusive teaching aligned with the demands of the contemporary world. The implemented activities fostered the development of students’ oral skills in formal situations, particularly in terms of language appropriateness in relation to different contexts and participants in the interaction.Moreover, the study demonstrated the potential of the selected genres—debate, interview, and podcast—as oral and multimodal genres that enable the integration of writing, speaking, diferente technologies, and multimodal elements such as rhythm, tone of voice, posture, and gestures. It was also evident that students' repertoire expanded.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/07/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Título: dc.titleO ensino e a aprendizagem de língua portuguesa como prática social : a apropriação da oralidade por meio dos gêneros debate, entrevista e podcast.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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