As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Fernanda Franco-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.creatorGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:17:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:17:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16238-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009558-
Descrição: dc.descriptionEsse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to discuss the working conditions of basic education teachers in Brazil in the emergency remote teaching adopted during the COVID-19 pandemic, based on research about the subject. A qualitative methodology of bibliographic and analytical character was used. We collected data from the analysis of the following studies: “Teaching work in times of a pandemic”, carried out in 2020, by the Study Group on Educational Policy and Teaching Work (GESTRADO) in partnership with the National Confederation of Education Workers ( CNTE), and “School education in times of a pandemic”, developed that same year by the Carlos Chagas Foundation (FCC). Based on the dialogue between these data, aspects of working conditions are analyzed, especially the intensification and precariousness that were aggravated during emergency remote teaching. This scenario points to the need for teacher appreciation policies, which will be even more pressing in the post-pandemic context.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades de magistério-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProblemática do magistério-
Palavras-chave: dc.subjectRegime de trabalho docente-
Título: dc.titleAs condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.-
Título: dc.titleWorking conditions of basic education teachers in emergency remote education : a brief research analysis.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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