
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Victor Peres | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
| Autor(es): dc.creator | Passos, Marinez Meneghello | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16127 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72529 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009541 | - |
| Descrição: dc.description | Na expectativa da inserção de Astronomia no Ensino de Ciências, desenvolvemos a investigação cujos resultados apresentamos neste artigo. Por meio de um questionário, diversos professores de uma escola da rede pública do estado de Minas Gerais foram interpelados sobre suas limitações conceituais relacionadas à Astronomia, o que contribuiu com a evidenciação de diversas dificuldades teóricas básicas, tais como: dias da semana, estações do ano, fases da lua e Astronomia observacional. Perante esse quadro, realizou-se a elaboração de uma Sequência Didática (SD), com o apoio metodológico dos três momentos pedagógicos: problematização inicial; organização do conhecimento; aplicação do conhecimento. A descrição do processo de elaboração e a Sequência Didática é o que apresentamos neste artigo. Participaram de nossa pesquisa estudantes do Ensino Médio da mesma escola, mais especificamente do 2o ano. A escolha pelo 2o ano foi, primeiramente, pelo fato de que a maioria dos professores selecionados ministrava aulas nessas turmas e, também, pela presença de conteúdos de Astronomia e de Cosmologia nas disciplinas de Geografia e de Física. Destacamos, ainda, que diante do que realizamos, podemos afirmar que a Astronomia e a Cosmologia podem ser instrumentos de mobilização a favor do Ensino de Ciências e sobre a Ciência. Todavia, percebeu-se, mediante as respostas coletadas junto aos professores sujeitos de nossa pesquisa, a dificuldade deles com relação ao conhecimento dos conteúdos pertinentes a essas áreas da Ciência. Por isso, buscou-se por atividades que sanassem essas limitações apontadas e que culminou na SD, que objetivou dar significado ao aprendizado científico da Astronomia e da Cosmologia, tanto para os professores em exercício quanto para seus alunos. | - |
| Descrição: dc.description | In anticipation of the insertion of Astronomy in Science Education, we developed a research whose results we present in this article. Through a questionnaire, several teachers from a public school in the state of Minas Gerais were asked about their conceptual limitations related to astronomy, which contributed to perceive several difficulties in some basic concepts, such as: days of the week, seasons, moon phases, observational astronomy. Based on this observation, a Didactic Sequence entitled ―visions of the sky‖ was elaborated. We applied the methodological support of the three pedagogical moments: initial problematization; knowledge organization; application of knowledge. We present in this article the description of the elaboration process and the Didactic Sequence. The choice for the 2nd year high school students was primarily due to the fact that most of the selected teachers were responsible for these classes and, also, due to the presence of Astronomy and Cosmology contents in the disciplines of Geography and Physics. We also emphasize that in view of what we have accomplished, we can say that Astronomy and Cosmology can be used as instruments of mobilization in favor of Science Teaching and about Science. However, it was realized, through the answers collected from the teachers subject to our research, their difficulty in relation to the knowledge of the contents relevant to these areas of Science. For this reason, activities were sought to remedy these limitations and culminating in this SD, which aimed to give meaning to the scientific learning of Astronomy and Cosmology, both for practicing teachers and for their students. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visões do céu | - |
| Título: dc.title | Sequência Didática para o ensino de Astronomia. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: