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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Jardilino, José Rubens Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcelo Donizete da | - |
Autor(es): dc.contributor | Jardilino, José Rubens Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcelo Donizete da | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Camila Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carlos Bauer de | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Talita Toschi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009489 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga o projeto político-ideológico do Instituto Positivo (IP) para a educação pública brasileira, analisando suas formulações, estratégias de ação e impactos no trabalho educativo, na formação humana e na força de trabalho. O IP, braço operacional do Grupo Positivo (GP) — um dos maiores conglomerados educacionais do Brasil, com forte atuação nos setores tecnológico, editorial, gráfico e educacional —, desempenha um papel central na implementação dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), cuja atuação se dá no âmbito do Regime de Colaboração Intermunicipal, reorganizando a articulação entre municípios e promovendo o empresariamento e privatização da educação de novo tipo. O IP é um aparelho privado de hegemonia da classe burguesa com forte presença no aparelho de Estado. Verificou-se a formação de um bloco estratégico com setores empresariais orientando e implementando políticas públicas educacionais segundo os interesses do capital, sob forte influência de organismos internacionais como o Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), que atuam como braços de afirmação dos interesses imperialistas dos Estados Unidos (EUA) em escala global, expandindo seus tentáculos por meio de seus bancos regionais, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltado à América Latina. A pesquisa documental e bibliográfica foi fundamentada no materialismo histórico-dialético (MHD). Para extrair do objeto aquilo que lhe é próprio e que impacta a educação, ultrapassando as aparências que lhe ocultam na materialidade histórica, acionamos conceitos de Antonio Gramsci e de outros teóricos da epistemologia marxista. Com essas referências teórico- metodológicas, analisamos os dados à luz da materialidade histórica a partir de um mergulho empírico no corpus documental concentrado principalmente nos livros, ebooks, podcast, revistas e relatórios anuais do IP. Em síntese, a análise permitiu constatar que: (i) o Instituto Positivo atua como braço operacional do Grupo Positivo para viabilizar a entrada da lógica empresarial na gestão das redes municipais de ensino, por meio da implementação dos ADEs, controlando e expropriando o trabalho dos Secretários de Educação, gestores e professores; (ii) com isso, o Grupo Positivo obtém o controle privado sobre o bem público, passando a disputar o fundo público a partir do controle gerencial dos ADEs, além de atuar na terceirização de escolas estaduais, como no Programa Parceiro da Escola; (iii) os ADEs se configuram como espaço ideal para vender os produtos da empresa (sistemas de ensino voltados às redes públicas: Aprende Brasil, NAME, QualiFacti e Inventura). A pesquisa conclui que o IP reafirma os interesses privatistas nas políticas públicas educacionais, viabilizando os interesses comerciais do Grupo Positivo e aprofundando a mercantilização da educação. Esse processo ocorre em um contexto de austeridade fiscal do Neoliberalismo, que desloca progressivamente a responsabilidade pública do Estado para mecanismos gerenciais próprios do setor privado, que buscam capturar a escola pública e instrumentalizá-la para a lógica do capital. Processo este que vem ocorrendo desde o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRE). A análise reforça a necessidade de uma leitura crítica da realidade educacional e da organização coletiva na defesa de uma educação pública, com gestão pública, comprometida com os interesses da classe trabalhadora. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the political-ideological project of the Instituto Positivo (IP) for Brazilian public education, analyzing its formulations, strategies of action, and impacts on educational work, human formation, and the workforce. The IP, the operational arm of the Grupo Positivo (GP) — one of the largest educational conglomerates in Brazil, with strong presence in the technological, editorial, graphic, and educational sectors — plays a central role in the implementation of the Educational Development Arrangements (ADEs). Its operations take place within the framework of the Intermunicipal Collaboration Regime, reorganizing the articulation among municipalities and promoting the entrepreneurial approach and new-type privatization of public education. The IP functions as a private apparatus of hegemony of the bourgeois class with a strong presence within the State apparatus. A strategic bloc was identified, composed of business sectors that guide and implement public educational policies according to the interests of capital, under the strong influence of international organizations such as the World Bank and the International Monetary Fund (IMF), which operate as instruments of affirmation of the imperialist interests of the United States (USA) on a global scale, expanding their reach through regional banks such as the Inter-American Development Bank (IDB), focused on Latin America. This bibliographic and documentary research was grounded in historical-dialectical materialism (HDM). In order to extract from the object its essence and educational implications — beyond the appearances that obscure it within historical materiality — we employed concepts from Antonio Gramsci and other theorists of Marxist epistemology. With these theoretical- methodological references, we analyzed the data in light of historical materiality, based on an empirical dive into a documentary corpus primarily composed of books, ebooks, podcasts, magazines, and annual reports published by the IP. In summary, the analysis led to the following conclusions: (i) the Instituto Positivo operates as the executive branch of Grupo Positivo to enable the insertion of business logic into the management of municipal education systems through the implementation of ADEs, controlling and expropriating the labor of education secretaries, administrators, and teachers; (ii) through this, the Grupo Positivo achieves private control over public assets, engaging in the dispute for public funds via managerial control of ADEs, as well as through participation in the outsourcing of state schools, such as in the Partner School Program (Programa Parceiro da Escola); (iii) the ADEs have become ideal spaces for the commercialization of the company's products (educational systems aimed at public school networks: Aprende Brasil, NAME, QualiFacti, and Inventura). The research concludes that the IP reaffirms privatist interests in public educational policy, advancing Grupo Positivo's commercial goals and deepening the commodification of education. This process takes place within a context of neoliberal fiscal austerity, which gradually shifts the State’s public responsibility to managerial mechanisms of the private sector, aiming to capture and instrumentalize public schools in service of capital, a process that has been unfolding since the Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRE). The analysis underscores the need for a critical reading of the educational reality and for collective organization in defense of public education, with public management, committed to the interests of the working class. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
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Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Privatização na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública - educação | - |
Título: dc.title | Hegemonia empresarial na educação pública brasileira : um estudo crítico sobre o instituto positivo na implementação dos arranjos de desenvolvimento da educação. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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