
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Alba Pedreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Alba Pedreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Graça, Lilian Seixas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Geraldi, Sílvia Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Maryah dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18286 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009427 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa destaca três artistas, referências pioneiras da videodança na América Latina: Analivia Cordeiro (Brasil), Pola Weiss (México) e Silvina Szperling (Argentina). Por meio de um recorte temporal entre 1970 e 1990, compartilho reflexões, a partir de uma obra de cada uma das três artistas, com foco nas especificidades de suas poéticas, que acompanham e orientam a criação de uma outra obra. Questiono: 1) De que maneira as obras dessas artistas suscitam questionamentos e complexificam um processo de análise e criação, tanto para ampliar a percepção de um trabalho artístico-investigativo como para possíveis contribuições para o campo da videodança? 2) Como se dá o processo de análise de uma videodança, quando ela ocorre simultaneamente com a criação de outra, criada a partir da primeira? Adoto a Prática como Pesquisa e a Fenomenologia como procedimentos metodológicos que incluem entrevistas semiestruturadas com duas artistas: Cordeiro e Szperling. Desenvolvo uma proposta de análise cinecoreográfica de obras de cada artista em foco: Ciudad-Mujer-Ciudad (Pola Weiss, 1978), Temblor (Silvina Szperling, 1993) e Striptease (Analivia Cordeiro, 1997). Proponho, com a análise, dispositivos para traçar reflexões-ações, de forma que a prática componha a investigação como uma instância fundamentalmente integrada. Com a análise cinecoreográfica, compartilho algumas ferramentas e procedimentos com que pesquisadoras(es) e/ou artistas possam dialogar, interagir, transformar, derivar e encontrar seus próprios processos de construção de análises para obras. Apresento, de forma reflexiva, desdobramentos para o campo híbrido da videodança, como também para outras linguagens artísticas da cena contemporânea. | - |
| Descrição: dc.description | This research highlights three artists, pioneering references of screendance in Latin America: Analivia Cordeiro (Brazil), Pola Weiss (Mexico) and Silvina Szperling (Argentina). Through a time frame between 1970 and 1990, I share reflections based on a work by each artist, focusing on the specificities of their poetics, which accompany and guide the creation of a work. I question: 1) How do these artists' works raise questions and complexify a process of analysis and creation, both to broaden the perception of an artistic-investigative work and for possible contributions to the field of screendance? 2) How does the process of analyzing a screendance occur when it occurs simultaneously with the creation of another, created from the first? I adopt Practice as Research and Phenomenology as methodological procedures that include semi- structured interviews with two artists: Cordeiro and Szperling. I develop a proposal for a cine- choreographic analysis of works by each artist in focus: Ciudad-Mujer-Ciudad (Pola Weiss, 1978), Temblor (Silvina Szperling, 1993) and Striptease (Analivia Cordeiro, 1997). With the analysis, I propose devices to trace reflections-actions, so that the practice composes the investigation as a fundamentally integrated instance. With cine-choreographic analysis, I share some tools and proceedings with which researchers and/or artists can dialogue, interact, transform, derive and find their own processes of constructing analyzes for works. I also present, in a reflexive mode, possible implications to the hybrid field of screendance, as well as to other artistic languages of the contemporary scene. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise cinecoreográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na videodança | - |
| Título: dc.title | Construindo uma análise cinecoreográfica, como processo de criação em videodança, de obras de Analivia Cordeiro, Pola Weiss e Silvina Szperling – pioneiras da videodança na América Latina. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: