Construindo uma análise cinecoreográfica, como processo de criação em videodança, de obras de Analivia Cordeiro, Pola Weiss e Silvina Szperling – pioneiras da videodança na América Latina.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Alba Pedreira-
Autor(es): dc.contributorVieira, Alba Pedreira-
Autor(es): dc.contributorGraça, Lilian Seixas-
Autor(es): dc.contributorGeraldi, Sílvia Maria-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Maryah dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:17:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:17:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18286-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009427-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa destaca três artistas, referências pioneiras da videodança na América Latina: Analivia Cordeiro (Brasil), Pola Weiss (México) e Silvina Szperling (Argentina). Por meio de um recorte temporal entre 1970 e 1990, compartilho reflexões, a partir de uma obra de cada uma das três artistas, com foco nas especificidades de suas poéticas, que acompanham e orientam a criação de uma outra obra. Questiono: 1) De que maneira as obras dessas artistas suscitam questionamentos e complexificam um processo de análise e criação, tanto para ampliar a percepção de um trabalho artístico-investigativo como para possíveis contribuições para o campo da videodança? 2) Como se dá o processo de análise de uma videodança, quando ela ocorre simultaneamente com a criação de outra, criada a partir da primeira? Adoto a Prática como Pesquisa e a Fenomenologia como procedimentos metodológicos que incluem entrevistas semiestruturadas com duas artistas: Cordeiro e Szperling. Desenvolvo uma proposta de análise cinecoreográfica de obras de cada artista em foco: Ciudad-Mujer-Ciudad (Pola Weiss, 1978), Temblor (Silvina Szperling, 1993) e Striptease (Analivia Cordeiro, 1997). Proponho, com a análise, dispositivos para traçar reflexões-ações, de forma que a prática componha a investigação como uma instância fundamentalmente integrada. Com a análise cinecoreográfica, compartilho algumas ferramentas e procedimentos com que pesquisadoras(es) e/ou artistas possam dialogar, interagir, transformar, derivar e encontrar seus próprios processos de construção de análises para obras. Apresento, de forma reflexiva, desdobramentos para o campo híbrido da videodança, como também para outras linguagens artísticas da cena contemporânea.-
Descrição: dc.descriptionThis research highlights three artists, pioneering references of screendance in Latin America: Analivia Cordeiro (Brazil), Pola Weiss (Mexico) and Silvina Szperling (Argentina). Through a time frame between 1970 and 1990, I share reflections based on a work by each artist, focusing on the specificities of their poetics, which accompany and guide the creation of a work. I question: 1) How do these artists' works raise questions and complexify a process of analysis and creation, both to broaden the perception of an artistic-investigative work and for possible contributions to the field of screendance? 2) How does the process of analyzing a screendance occur when it occurs simultaneously with the creation of another, created from the first? I adopt Practice as Research and Phenomenology as methodological procedures that include semi- structured interviews with two artists: Cordeiro and Szperling. I develop a proposal for a cine- choreographic analysis of works by each artist in focus: Ciudad-Mujer-Ciudad (Pola Weiss, 1978), Temblor (Silvina Szperling, 1993) and Striptease (Analivia Cordeiro, 1997). With the analysis, I propose devices to trace reflections-actions, so that the practice composes the investigation as a fundamentally integrated instance. With cine-choreographic analysis, I share some tools and proceedings with which researchers and/or artists can dialogue, interact, transform, derive and find their own processes of constructing analyzes for works. I also present, in a reflexive mode, possible implications to the hybrid field of screendance, as well as to other artistic languages of the contemporary scene.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise cinecoreográfica-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na videodança-
Título: dc.titleConstruindo uma análise cinecoreográfica, como processo de criação em videodança, de obras de Analivia Cordeiro, Pola Weiss e Silvina Szperling – pioneiras da videodança na América Latina.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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