
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19501 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-023-01539-7 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s11858-023-01539-7 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009370 | - |
| Descrição: dc.description | Mathematics education is inherent to the discourse of globalization, which often states that mathematical knowledge is universal. Certain global mathematical techniques and procedures found in many mathematics curricula around the world often discourage students to engage in creating their own mathematical knowledge. This suggests that dominant cultural values are defined as universal or at the very least labeled as normative, while peripheral mathematical knowledge is tagged as merely simplistic, primitivistic, folkloristic, and/or as forms of obsolete systems. Our main purpose here is to discuss how ethnomodelling promotes a holistic understanding of local and global approaches in mathematics education, which contributes to the development of a glocal comprehension of mathematical practices developed by members of distinct cultures, which means placing them at the center of the educational process. Through the development of ethnomodelling, this pedagogical action promotes connections between day-to-day knowledge and systematized school curricula. Thus, this theoretical article demonstrates how we might consider situating local mathematical practices (margins) at the center (glocal) of the mathematics education process by decentering globalized mathematical knowledge in the search for peace and social justice. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural dynamism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnomodelling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Glocalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Minority groups | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical action | - |
| Título: dc.title | Exploring cultural dynamism of ethnomodelling as a pedagogical action for students from minority cultural groups. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: