Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Gilmar Pereira de | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Aline Imaculada | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cristiane Martins da | - |
Autor(es): dc.creator | Gandra, Daniela Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Gabriela de Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Gabriela Rosa | - |
Autor(es): dc.creator | Casela, Ivna | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Jardel Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Sena, Marcelle Cristina Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Marina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Marlon de Oliveira do | - |
Autor(es): dc.creator | Fideles, Renata Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Stela Nhandeyara do Carmo | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Thayna Dadamos | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Leandro Marcio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5071 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009332 | - |
Descrição: dc.description | No presente trabalho, a equipe do PIBID Química da Universidade Federal de Ouro Preto proporcionou, aos alunos da educação básica da região, a participação ativa no processo de construção do conceito de polímeros. Para a execução da proposta, foi solicitado aos alunos que selecionassem imagens por meio da internet. A partir daí, atividades desenvolvidas pelos alunos do PIBID baseadas em analogias, modelos e charge foram usadas com o intuito de proporcionar uma ampla discussão sobre simbologia e estrutura em química, ligação química e sobre questões importantes para todos os cidadãos como reciclagem e uso consciente de matéria-prima. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | A Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analogias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Charge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polímeros | - |
Título: dc.title | Imagens, analogias, modelos e charge : distintas abordagens no ensino de química envolvendo o tema polímeros. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: