Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Giordan, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Guilherme da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14668 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p209 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009329 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma investigação acerca do papel da divulgação científica na produção discursiva da cultura científica e tecnológica em sala de aula com o objetivo de compreender o uso do discurso direto pelo professor de Ciências em situações formais de ensino. O trabalho analisa um caso em que um professor de Ciências do 9o ano do Ensino Fundamental utiliza um livro de divulgação científica, “Bilhões e Bilhões”, de Carl Sagan, para explicar e contextualizar a notação científica em uma sequência didática que abordou o micro e o macrocosmo. O arcabouço teórico-metodológico se fundamentou nas contribuições de Bakhtin e do círculo. As análises foram baseadas numa abordagem qualitativa, que pode ser classificada como estudo de caso, selecionada a partir de um conjunto de sequências didáticas produzido em um curso de especialização em Ensino de Ciências. Os resultados indicaram uma produção enunciativa híbrida que aproximou esferas de criação ideológicas distintas (divulgação científica e educação científica) para contemplar um propósito específico que foi determinado pelo professor, além de um entrelaçamento diversificado entre o discurso de divulgação científica e o discurso científico escolar. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents an investigation about the role of science communication in the discursive production of scientific and technological culture in the classroom. It aims to understand the use of direct speech by the science teacher in formal teaching situations. The work analyses a case in which a science teacher of 9th grade elementary school uses a book of science communication, Billions and Billions written by Carl Sagan, to explain and contextualize scientific notation in a didactic sequence about the micro and macrocosm. The theoretical-methodological framework was based on the contributions of Bakhtin and the circle. The analyzes were based on a qualitative approach, which can be classified as a case study, selected from a set of didactic sequences produced in a specialization course in Science Teaching. The results indicate a hybrid enunciative production that brought together distinct ideological spheres of creation (science communication and science education) to contemplate a specific purpose that was determined by the teacher, in addition to a diversified intertwining between the scientific dissemination discourse and the school scientific discourse. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todos os artigos publicados pela Revista Investigações em Ensino de Ciências estão sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. Fonte: Revista Investigações em Ensino de Ciências <http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/about>. Acesso em: 08 jun. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heterodiscurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heteroglossia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative | - |
Título: dc.title | A produção discursiva em aulas de ciências por meio da divulgação científica : o caso do uso do discurso direto. | - |
Título: dc.title | The discursive production in science classes through the science communication : the case of the use of direct speech. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: