
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, Gláucio Antônio | - |
| Autor(es): dc.creator | Torres, Marco Antônio | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca, Marcus Vinícius | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9545 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.341 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009308 | - |
| Descrição: dc.description | Baseado em recorte de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação apresentado à Universidade Federal de Ouro Preto, o estudo investigou como a laicidade do Estado brasileiro e a diversidade religiosa foram abordadas nos Encontros de Metodologia e Filosofia de Ensino Religioso nas tricentenárias cidades de Ouro Preto e Mariana (MG). A formação era oferecida aos professores de ensino religioso das redes pública e privada pela Secretaria de Estado da Educação/SRE Ouro Preto e Arquidiocese de Mariana. Adotou-se análise qualitativa, pesquisa documental, observação-participante, entrevista semiestruturada e questionários para identificar a proposta pedagógica das reuniões e compreender e analisar como a diversidade religiosa e o conceito de Estado laico eram abordados. Os resultados mostraram que a diversidade religiosa não foi respeitada, o Estado não regulou tais práticas pedagógicas e que as formações podem ser consideradas inadequadas para formação de professores, considerando os princípios da escola pública e laica. | - |
| Descrição: dc.description | Based on part of a research carried cut in the Graduate Program in Education presented to the Federal University of Ouro Preto, the study investigated how the secular nature of the Brazilian State and religious diversity were addressed in the Methodology Meetings and Religious Teaching of Philosophy in the three hundred years cities of Ouro Preto and Mariana (MG). The training was offered to religious education teachers in public and private schools by the Ministry of Education/SRE Ouro Preto and Mariana Archdiocese. It was adopted a qualitative analysis, documentary research, participant observation, semi-structured interviews and questionnaires to identify the pedagogical proposal of the meetings and understand and analyze how religious diversity and the concept of secular state were addressed. The results showed that religious diversity is not respected, the state did not regulate such teaching practices and that training may be considered inadequate teacher training, considering the principles of public and secular school. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Horizontes permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1196>. Acesso em: 11 mar. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino religioso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade religiosa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laicidade | - |
| Título: dc.title | Laicidade da educação em questão : encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: