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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Kátia Gardênia Henrique da | - |
Autor(es): dc.contributor | Torres, Mariana Cassab | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Mariuza Aparecida Camillo | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Wederson de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20068 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009262 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial (EE) guardam diversas similaridades entre si quando observadas as suas singularidades de maneira pormenorizada. Tanto a EJA quanto a EE têm conquistado melhorias na sua operacionalização e em suas diretrizes muito recentemente. Isso se deve, sobretudo, à Constituição Federal de 1988 e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que estabeleceram os direitos dos sujeitos que são público dessas modalidades, assegurando o direito ao atendimento educacional especializado e condições educacionais que atendam suas particularidades e assegurem suas condições de acesso e permanência. Além disso, ambas as modalidades atendem um público diversificado e enfrentam dificuldades para a promoção de uma educação ao longo da vida, o que fez necessário compreender a interface entre a EJA e a EE, bem como dos desafios desse público-alvo na escola comum de Educação Básica. O presente trabalho é resultante de um estudo de caso realizado na Escola de Educação Especial Hélio Harmendanni, APAE-OP, no qual investigamos as práticas e metodologias pedagógicas desenvolvidas pelo corpo docente e como essas ações contribuem para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na EJA. Igualmente, as pessoas com necessidades especiais matriculadas na dita EJA comum sofrem um processo de invisibilidade, uma vez que o processo pedagógico empreendido na modalidade nem sempre contempla suas necessidades e interesses. Ante a esse processo de invisibilidade, os alunos da EJA recorrem às instituições privadas de atendimento às pessoas com necessidades especiais para que possam dar continuidade ao seu processo formativo, sendo a APAE uma das mais famosas instituições no acolhimento desses indivíduos. O estudo de caso realizado, por meio de entrevistas semiestruturadas, permitiu observar um conjunto de ações pedagógicas relevantes que são desenvolvidas na APAE-OP e que contribuem para o acolhimento e desenvolvimento de aprendizagem dos alunos da EJA com deficiência. Essas questões foram analisadas e desenvolvidas a partir das teorias de Lev Vygotsky e Paulo Freire, entendendo a relevância do papel social para o aluno da EJA, em especial o aluno com deficiência intelectual e múltipla. A pesquisa também permitiu refletir sobre o conceito de inclusão e os limites que o dito conceito carrega após as inúmeras políticas públicas construídas para a Educação Especial nos últimos anos. | - |
Descrição: dc.description | Youth and Adult Education (EJA) and Special Education (EE) have several similarities when their singularities are observed in detail. Both EJA and EE have achieved improvements in their operationalization and guidelines very recently. This is mainly due to the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education, which established the rights of the subjects who are the target audience of these modalities, ensuring the right to specialized educational services and educational conditions that meet their particularities and ensure their conditions of access and permanence. In addition, both modalities serve a diverse audience and face difficulties in promoting lifelong education, which made it necessary to understand the interface between EJA and EE, as well as the challenges of this target audience in the regular Basic Education school. This paper is the result of a case study conducted at the Hélio Harmendanni Special Education School, APAE- OP, in which we investigated the pedagogical practices and methodologies developed by the teaching staff and how these actions contribute to the development of people with intellectual and multiple disabilities in EJA. Likewise, people with special needs enrolled in the so-called regular EJA suffer a process of invisibility, since the pedagogical process undertaken in this modality does not always take into account their needs and interests. Faced with this process of invisibility, EJA students turn to private institutions that serve people with special needs so that they can continue their educational process, with APAE being one of the most famous institutions in welcoming these individuals. The case study conducted through semi- structured interviews allowed us to observe a set of relevant pedagogical actions that are developed at APAE-OP and that contribute to the welcoming and development of learning of EJA students with disabilities. These issues were analyzed and debated based on the theories of Lev Vygotsky and Paulo Freire, understanding the relevance of the social role for the EJA student, especially students with intellectual and multiple disabilities. The research also allowed us to reflect on the concept of inclusion and the limits that this concept carries after the numerous public policies created for Special Education in recent years. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/03/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | Ações e práticas pedagógicas inclusivas na EJA no contexto da educação especial : razões de um atendimento diferenciado na APAE de Ouro Preto. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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