Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Mariana Caroline Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Totou, Adriano Raimundo | - |
Autor(es): dc.creator | Garrido, Emanuel Pimenta | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Pedro Henrique Lopes de | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Carlos Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18731 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/oelv22n1-093 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009204 | - |
Descrição: dc.description | Desde os anos 2000 o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral (PPGEM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) introduz mestres e doutores no mercado de trabalho, sendo fundamentado no desenvolvimento de profissionais com base na pesquisa científica. Devido à globalização e consequente facilidade no acesso às informações, barreiras geográficas foram extrapoladas e eventualmente esse fenômeno afetou também no perfil dos ingressantes no PPGEM. Este artigo apresenta uma avaliação sobre o perfil dos ingressantes nos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGEM - UFOP ao longo dos anos, a partir de dados coletados via questionário utilizando a plataforma online Google Forms. O estudo também tem como objetivo trazer novas discussões sobre o tema e trazer melhorias para os cursos e futuros ingressantes. Por fim, após a análise do banco de dados obtido, o perfil das pessoas que buscam especialização em engenharia mineral ou em mineração em geral, não são apenas as pessoas que buscam carreira acadêmica, mas também para ter uma chance na indústria mineral ou para migrar para a área nas empresas que trabalham. | - |
Descrição: dc.description | The Postgraduate Program in Mineral Engineering (PPGEM) of Federal University of Ouro Preto inserts masters and doctors in job market since 2000’s and has it’s pilar focused on scientifical research. In function of globalization, the access to information people who enters the postgraduate program in PPGEM. The present paper presents an evaluation of the profile of those entrants in masters and doctors’ programs through the years. The focus of the work was to map a profile of the people who graduated or still studying some of the courses offered by the program through questionary made in GoogleForms and disseminated online. The study also aims to bring new discussion of the theme and bring improvement for the courses and new entrants. Finally, through the analysis of the answers of the interviewed, the profile of the people who look for specific specialization in mining or minerals engineering is not only to follow an academic carrer, but also to have a chance in mining industry or migrate to mining areas due to mining companies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | The Observatorio de La Economía Latinoamerican uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Observatorio de La Economía Latinoamerican <https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/about>. Acesso em: 01 ago. 2024 | - |
Palavras-chave: dc.subject | PPGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia mineral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil de ingresso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ufop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
Título: dc.title | Evolução do perfil dos ingressantes no curso de pós-graduação em engenharia mineral da Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Título: dc.title | Entrants profile analisys of the postgraduate program in mineral engineering students in Federal University of Ouro Preto. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: