Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciano Campos da-
Autor(es): dc.creatorPereira, Edilaine Aparecida dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:17:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:17:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16248-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/198053147446-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009173-
Descrição: dc.descriptionO estudo investigou as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sobre a participação de meninas e meninos em episódios de indisciplina. Foram utilizados o Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV), Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamentos de Indisciplina (HAE) e entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental. Os resultados indicam que é um equívoco pensar que as condutas de meninas e meninos na escola seguem um padrão rígido pautado apenas nas expectativas sociais de gênero, uma vez que verificamos uma multiplicidade de atitudes de meninas e meninos diante das regras escolares.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated students’ perceptions of the participation of girls and boys in episodes of lack of discipline, at a public school in Belo Horizonte, state of Minas Gerais. The Diagnostic Questionnaire of Perception of Violence and Lack of Discipline According to Students’ Gender (Q-PIV), Table of Heteroclassification and Self-classification of Undisciplined Behavior (HAE) and semi-structured interview were used. 167 students from the 8th and 9th grades of elementary school participated. The results indicate that it is a mistake to think that the behaviors of girls and boys at school follow a strict pattern based only on social expectations of gender, since we found a multiplicity of attitudes of girls and boys towards school rules.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectIndisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDiferença de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titlePercepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.-
Título: dc.titlePerceptions about the undisciplined behavior of girls and boys at school.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.