Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Gilmar Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cláudio Gouvêa dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Gilmar Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cláudio Gouvêa dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Zama, Uyrá dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Mateus, Alfredo Luis Martins Lameirão | - |
Autor(es): dc.creator | Munayer, Tatiana Kristini Agostinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9914 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009165 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa buscou investigar como um paradidático constituído de contos de suspense sobre o tema ciência forense e atividades investigativas contribui para o Engajamento Disciplinar Produtivo dos estudantes em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a técnica de observação participante para coleta de dados. Numa primeira etapa, foram elaborados cinco contos de suspense sobre os procedimentos de ciência forense presentes em casos reais de investigações criminais, seguidos de atividades de caráter investigativo, para comporem o paradidático. A segunda etapa da pesquisa consistiu na aplicação de dois dos contos do paradidádico (“Sem Impressão” e "O Mistério do 501”) para uma turma com 30 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública municipal, de Contagem, Minas Gerais. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravações de todas as aulas em vídeo e áudio, que posteriormente foram transcritas, além das observações serem registradas em um diário de campo. Os dados obtidos foram analisados numa terceira etapa por meio da Análise Textual Discursiva. No decorrer das atividades, ficou evidente o envolvimento da turma, pois os alunos se mantiveram atentos e interessados todo o tempo, interagindo com a professora e entre eles. Os resultados permitiram inferir que os contos de suspense associados às atividades investigativas, bem como, o tema ciência forense possuem potencial para promover um ambiente de aprendizagem favorecedor do Engajamento Disciplinar Produtivo no ensino de química. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/04/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência forense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contos-suspense | - |
Título: dc.title | A utilização de contos de suspense e atividades investigativas no processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica : uma proposta de um paradidático sobre ciência forense. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: