Trilhando novos caminhos por meio da etnomodelagem : valorizando saberes e fazeres matemáticos nas trilhas etnomatemáticas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Jéssica-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:17:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:17:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19475-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.3895/etr.v8n2.18423-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009121-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teórico investiga a Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem que encoraja os alunos a explorarem questões da vida real utilizando ferramentas matemáticas por meio das Trilhas Etnomatemáticas como uma ação pedagógica na perspectiva da Etnomodelagem. Essa ação busca promover o respeito e a valorização das práticas matemáticas locais, possibilitando para os alunos uma compreensão aprofundada do conhecimento matemático em contextos extracurriculares. Além disso, o objetivo central foi analisar a Modelagem Matemática sob uma perspectiva sociocultural, com ênfase na Etnomodelagem. Os resultados desta pesquisa exploratória, conduzida com ex-alunos e pesquisadores nacionais e internacionais envolvidos nas práticas das Trilhas Etnomatemáticas, ressaltaram as potencialidades pedagógicas da Modelagem Matemática. Essas descobertas têm implicações para a sala de aula para auxiliar os alunos a reconhecerem a Matemática como um campo do conhecimento humanista, que oferece uma oportunidade para os alunos (re)definirem modelos matemáticos tradicionais, por meio de etnomodelos para valorizar e respeitar a diversidade de abordagens matemáticas presentes em culturas distintas. Incorporar a Etnomodelagem no currículo matemático pode enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos, promovendo uma compreensão holística dos conceitos matemáticos, bem como a sua aplicação em situações-problema do mundo real.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Ensino e Tecnologia em Revista permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7665>. Acesso em: 19 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomodelagem-
Título: dc.titleTrilhando novos caminhos por meio da etnomodelagem : valorizando saberes e fazeres matemáticos nas trilhas etnomatemáticas.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.