Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Jéssica | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19475 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3895/etr.v8n2.18423 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009121 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teórico investiga a Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem que encoraja os alunos a explorarem questões da vida real utilizando ferramentas matemáticas por meio das Trilhas Etnomatemáticas como uma ação pedagógica na perspectiva da Etnomodelagem. Essa ação busca promover o respeito e a valorização das práticas matemáticas locais, possibilitando para os alunos uma compreensão aprofundada do conhecimento matemático em contextos extracurriculares. Além disso, o objetivo central foi analisar a Modelagem Matemática sob uma perspectiva sociocultural, com ênfase na Etnomodelagem. Os resultados desta pesquisa exploratória, conduzida com ex-alunos e pesquisadores nacionais e internacionais envolvidos nas práticas das Trilhas Etnomatemáticas, ressaltaram as potencialidades pedagógicas da Modelagem Matemática. Essas descobertas têm implicações para a sala de aula para auxiliar os alunos a reconhecerem a Matemática como um campo do conhecimento humanista, que oferece uma oportunidade para os alunos (re)definirem modelos matemáticos tradicionais, por meio de etnomodelos para valorizar e respeitar a diversidade de abordagens matemáticas presentes em culturas distintas. Incorporar a Etnomodelagem no currículo matemático pode enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos, promovendo uma compreensão holística dos conceitos matemáticos, bem como a sua aplicação em situações-problema do mundo real. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Ensino e Tecnologia em Revista permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7665>. Acesso em: 19 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomodelagem | - |
Título: dc.title | Trilhando novos caminhos por meio da etnomodelagem : valorizando saberes e fazeres matemáticos nas trilhas etnomatemáticas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: