Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Leonard de Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Tonini, Adriana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009112 | - |
Descrição: dc.description | The notion of competence is increasingly present in the academic and professional environments. In this context, engineering education in Brazil has established, through curricular guidelines, a roll of competences to be developed during the undergraduate courses. Based on this legislation, a question arises on the adequacy of these definitions regarding what is actually required to professionals. Thus a survey was conducted with engineers in the work market to verify the adequacy of the established legislation to the competences required in practice. It was observed that technical knowledge is fundamental, and well-developed in educational institutions; however, the management area, although addressed to some degree in the guidelines, is not developed during graduation, becoming a deficiency to be corrected by professional engineers. | - |
Descrição: dc.description | A noção de competência é cada vez mais presente no ambiente acadêmico e no mundo do trabalho. Nesse contexto, o ensino de engenharia no Brasil estabeleceu, através das Diretrizes Curriculares para a graduação em engenharia, um roll de competências a serem desenvolvidas durante o curso. Com base nessa legislação, surge o questionamento a respeito da adequação dessas definições ao realmente requerido pelos profissionais em atuação. Dessa forma, procedeu-se à pesquisa junto a engenheiros atuantes no mundo do trabalho, a fim de verificar a adequação do estabelecido na legislação e ao requerido na prática. Observa-se que o conhecimento técnico é de fundamental importância e bem desenvolvido nas Instituições de Ensino; contudo, a área de gestão, embora prevista em algum grau nas diretrizes, não é desenvolvida durante a graduação, sendo detectada como uma deficiência a ser corrigida pelos engenheiros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | All content of the journal Gestão & Produção, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type BY wich permits copy and redistribute the material in any medium or format. Fonte: Gestão & Produção <http://www.scielo.br/revistas/gp/iaboutj.htm>. Acesso em: 07 jan. 2018. | - |
Título: dc.title | A comparative analysis of the competences required in contemporary professional practice of engineers and those in the national curriculum guidelines for engineering courses. | - |
Título: dc.title | Uma análise comparativa entre as competências requeridas na atuação profissional do engenheiro contemporâneo e aquelas previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de engenharia. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: