
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Ingriddy Nathaly Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17435 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009106 | - |
| Descrição: dc.description | O racismo da sociedade brasileira se apresenta de várias maneiras. Uma delas é através do epistemicídio, que insiste em silenciar e invisibilizar a contribuição tecnocientífica de povos afro-brasileiros. Esse saber continua ausente nas licenciaturas das Ciências Naturais, que têm currículos ancorados em princípios eurocêntricos. Com a intenção de ofertar uma educação antirracista, propomos uma oficina colaborativa com licenciandos do PIBIDCiências, que contemple “saberes outros”. Destacamos, neste trabalho, o terceiro encontro por evidenciar a produção ativa da ignorância e o epistemicídio como estratégia da formação docente. Com aporte da Teoria AtorRede, evidenciamos a afetação gerada entre os licenciandos e o quanto a negação da intelectualidade de corpos negros pode ter consequências devastadoras para a democratização do ensino. | - |
| Descrição: dc.description | The racism of Brazilian society presents itself in several ways, one of which is through epistemicide that insists on silencing and making invisible the techno-scientific contribution of Afro-Brazilian peoples. This knowledge is still absent in the degrees of Natural Sciences that have curricula anchored in Eurocentric principles. With the intention of offering an anti-racist education, we propose a collaborative workshop with PIBID-Ciências students that contemplates “other knowledge”. In this work, we highlight the third meeting for highlighting the active production of ignorance and epistemicide as a strategy for teacher training. With the contribution of the ActorNetwork Theory, we evidenced the affectation generated among the undergraduates and how much the denial of the intellectuality of black bodies can have devastating consequences for the democratization of education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epistemicídio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria ator-rede | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anti-racist education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formación inicial | - |
| Título: dc.title | O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? | - |
| Título: dc.title | What can the technociency of the black people tell us about a visit to the gold mine in a natural science teacher training experience? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: