Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Emílio Carlos Roscoe | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Emílio Carlos Roscoe | - |
Autor(es): dc.contributor | Gama, Mônica Fernanda Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Menezes, Roniere | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda Neto, Jose Teófilo Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009072 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Fundamentada numa divisão temática que compreende e emula os três eixos tópicos aventados pelo trinômio euclidiano – a Terra, o Homem e a Luta –, a presente dissertação intenta auscultar, envolta na audição das canções do primeiro disco de Elomar Figueira Mello (1937), Das barrancas do Rio Gavião (1972), a representação de um sertão (super) regionalista cujos sujeitos, paisagens e adversidades são entoados pelas experientes vozes líricas que cantam essas imagens poéticas. Nessa toada temática, analisamos as performances das canções mediante a abordagem da teoria-literária em consonância à apreciação do comportamento de suas linhas melódicas, bem como movimentando discussões sobre memória, oralidade, cultura (e canção) popular brasileira, a recepção do cancioneiro nordestino etc. Com efeito, sondamos figurações de um sertão, engendradas por inventivas bricolagens de temas e tempos aparentemente inconciliáveis que, amarrados pela imaginação e memória do cantador, montam narrativas ficcionais que remontam à realidade histórica e social do ambiente e das idiossincrasias do povo sertanejo. | - |
Descrição: dc.description | This work aimsto investigate, through the audition of songs from Elomar Figueira Mello's (1937) first record: Das barrancas do Rio Gavião (1972), a super regionalist representation of brazilian's hinterland (Sertão), which includes poetic images about its people, landscapes and adversities, sung by expert lyrical voices. We analyze the performances of these songs from a Literary Theory approach and from an appreciation of the behavior of their melody lines, contemplating aspects such as memory, orality, popular brazilian culture, folksongs, and the northeastern songbook reception. Therefore, we investigate figurations of Sertão, that compound an inventive bricollage of themes and times apparently incompatible, which, tied together by the imagination and memory of the singer, results in fictional narratives that evoke the peculiar historical and social realities of Sertão’s environment and its people. Furthermore, our work was grounded on a thematic division that encompasses and emulates the three topical axes suggested by Euclides da Cunha's trinomial - the Land, the Human, and the Struggle. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/01/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performances | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regionalismo na música | - |
Título: dc.title | Memória de cantador : figurações do Sertão no cancioneiro de Elomar Figueira Mello. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: