Memória de cantador : figurações do Sertão no cancioneiro de Elomar Figueira Mello.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaciel, Emílio Carlos Roscoe-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Emílio Carlos Roscoe-
Autor(es): dc.contributorGama, Mônica Fernanda Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Roniere-
Autor(es): dc.creatorMiranda Neto, Jose Teófilo Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14390-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009072-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionFundamentada numa divisão temática que compreende e emula os três eixos tópicos aventados pelo trinômio euclidiano – a Terra, o Homem e a Luta –, a presente dissertação intenta auscultar, envolta na audição das canções do primeiro disco de Elomar Figueira Mello (1937), Das barrancas do Rio Gavião (1972), a representação de um sertão (super) regionalista cujos sujeitos, paisagens e adversidades são entoados pelas experientes vozes líricas que cantam essas imagens poéticas. Nessa toada temática, analisamos as performances das canções mediante a abordagem da teoria-literária em consonância à apreciação do comportamento de suas linhas melódicas, bem como movimentando discussões sobre memória, oralidade, cultura (e canção) popular brasileira, a recepção do cancioneiro nordestino etc. Com efeito, sondamos figurações de um sertão, engendradas por inventivas bricolagens de temas e tempos aparentemente inconciliáveis que, amarrados pela imaginação e memória do cantador, montam narrativas ficcionais que remontam à realidade histórica e social do ambiente e das idiossincrasias do povo sertanejo.-
Descrição: dc.descriptionThis work aimsto investigate, through the audition of songs from Elomar Figueira Mello's (1937) first record: Das barrancas do Rio Gavião (1972), a super regionalist representation of brazilian's hinterland (Sertão), which includes poetic images about its people, landscapes and adversities, sung by expert lyrical voices. We analyze the performances of these songs from a Literary Theory approach and from an appreciation of the behavior of their melody lines, contemplating aspects such as memory, orality, popular brazilian culture, folksongs, and the northeastern songbook reception. Therefore, we investigate figurations of Sertão, that compound an inventive bricollage of themes and times apparently incompatible, which, tied together by the imagination and memory of the singer, results in fictional narratives that evoke the peculiar historical and social realities of Sertão’s environment and its people. Furthermore, our work was grounded on a thematic division that encompasses and emulates the three topical axes suggested by Euclides da Cunha's trinomial - the Land, the Human, and the Struggle.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/01/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectPerformances-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria literária-
Palavras-chave: dc.subjectMemória oral-
Palavras-chave: dc.subjectRegionalismo na música-
Título: dc.titleMemória de cantador : figurações do Sertão no cancioneiro de Elomar Figueira Mello.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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