Contextos e trajetórias para a análise de políticas públicas : aportes teóricos para o campo da educação.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Breynner Ricardo de-
Autor(es): dc.creatorAlves, Maria Michelle Fernandes-
Autor(es): dc.creatorFichter Filho, Gustavo Adolf-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16965-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16722-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009048-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta um modelo de análise de contextos para se compreender as trajetórias de implementação de políticas públicas, fornecendo aportes teóricos e metodológicos para o campo da educação. Parte da necessidade de superação das perspectivas tradicionais que reduzem as políticas a sistemas simplificados e, para tal, considera as dimensões políticas da implementação, apresentando a noção de trajetória. Propõe cinco contextos, entrelaçados: (1) contexto das conjunturas; (2) contexto dos conteúdos da política; (3) contextos institucionais; (4) contexto das experiências; e (5) contexto dos territórios. Os contextos permitem compreender trajetórias por meio de uma cadeia transversal, fluida e dinâmica de processos de tomada de decisão, que mobiliza diversos atores, processos, saberes e práticas. Nossos resultados sugerem um modelo que considera as tensões, as contradições, os desafios, e as inflexões vinculadas à vida das políticas, de modo que as análises sejam mais densas e contextualizadas.-
Descrição: dc.descriptionEl artículo presenta un modelo de análisis de contextos para comprender la trayectoria de implementación de políticas públicas, con aportes teóricos y metodológicos al campo de la educación. Parte de la necesidad de superar las perspectivas tradicionales que reducen las políticas a sistemas simplificados, como el ciclo clásico, y considera las dimensiones políticas de la implementación, presentando la noción de trayectoria. Enumera cinco contextos entrelazados: (1) contexto de la coyuntura; (2) contexto del contenido de la política; (3) contexto institucional; (4) contexto de la experiencia; y (5) contexto territorial. Los contextos permiten comprender las trayectorias a través de una cadena transversal, fluida y dinámica de procesos de toma de decisiones, que moviliza diferentes actores, procesos, saberes y prácticas. Nuestros resultados sugieren un modelo que considera las tensiones, contradicciones, desafíos e inflexiones vinculadas a la vida de las políticas, de modo que los análisis sean más densos y contextualizados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectImplementação-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Título: dc.titleContextos e trajetórias para a análise de políticas públicas : aportes teóricos para o campo da educação.-
Título: dc.titleContextos y trayectorias para el análisis de las políticas públicas : aportes teóricos al campo de la educación.-
Título: dc.titleContexts and trajectories for the analysis of public policies : theoretical contributions to education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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