Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Torres, Marco Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Torres, Marco Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Diniz, Margareth | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferrari, Anderson | - |
Autor(es): dc.creator | Lara, Rafael Bonfim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7461 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009007 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investigou o que os/as professores/as pensam sobre seus saberes e fazeres no processo de socialização, ensino e aprendizagem dos/as alunos/as levando em consideração a diversidade sexual na escola, tendo como campo de estudo a Escola Estadual Dom Velloso, em Ouro Preto - MG. Em particular, este estudo buscou compreender como os/as professores/as desta instituição estão lidando com situações ligadas à diversidade sexual na escola conforme as seguintes indagações: qual é a importância da discussão de temas como o da diversidade sexual no ambiente escolar? Os/as professores/as consideram este assunto como importante tema transversal nas suas aulas? Como os docentes lidaram ao presenciar algum debate acerca das sexualidades dos/as alunos/as? Para a análise deste estudo, foram realizadas entrevistas com professores/as que atuam na escola com o intuito de responder tais questionamentos. Deste modo, foi possível reconhecer o que os/as professores/as compreendem por diversidade sexual, quais são as diversas formas de percepção e invizibilização da homofobia no contexto escolar, e também pensar como a homofobia, como dispositivo dinâmico da heteronormatividade, se apresenta no contexto pesquisado, com base no reconhecimento da importância das relações que professores/as estabelecem no processo de socialização, ensino e aprendizagem do alunado, a fim de trazer uma reflexão sobre a homofobia, o preconceito e das práticas heteronormativas presentes na instituição, tornando a escola um ambiente favorável ao convívio das diferenças. | - |
Descrição: dc.description | This research investigated what teacher think about their knowledge and practices in the socialization process, teaching and learning of the students taking into account sexual diversity in school, with the field of study the Escola Estadual Dom Velloso in Ouro Preto - MG. In particular, this study sought to understand how teacher this institution are dealing with situations related to sexual diversity in school according to the following questions: what is the importance of the discussion of issues such as sexual diversity in the school environment? The teacher consider this issue as an important cross-cutting theme in their work? How teachers dealt to witness some debate about the sexualities of students? For the analysis of this study, interviews were conducted with teachers working in school in order to answer such questions. Thus, it was possible to recognize what teacher understand them for sexual diversity, which are the various forms of perception and invizibilização homophobia in schools, and also think about how homophobia as dynamic heteronormativity device, it is presented in context researched, based on recognition of the importance of relationships that teachers set in the socialization process, teaching and learning of the students in order to bring a reflection on homophobia, prejudice and heteronormative practices present in the institution, making school a favorable environment for coexistence of differences. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexo - diferenças - educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homofobia nas escolas | - |
Título: dc.title | O que dizem os/as professores/as acerca da diversidade sexual na escola. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: