Uma proposta de sequência didática investigativa para educação do campo sobre a temática da mineração.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rogrigues e-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rogrigues e-
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorVieira, Daniela Campolina-
Autor(es): dc.contributorLovo, Ivana Cristina-
Autor(es): dc.creatorBarroso, Fernanda Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18321-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1009000-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionÉ sabido que a atividade minerária no Brasil está, desde o início da colonização desse país, deixando impactos ambientais de grandes proporções ao longo da história, abarcando inúmeros garimpos, minas e lavras no território brasileiro. Nesse contexto extrativista, ocorrem diferentes conflitos socioambientais por disputas fundiárias, ataque aos povos e comunidades tradicionais, desrespeito aos seus modos de vida predominando o modelo hegemônico de desenvolvimento, abrangendo povos invisibilizados como remanescentes de quilombos, indígenas, ribeirinhos, caboclos e outros povos e comunidades tradicionais. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um material didático em forma de sequência didática investigativa (SDI) que propicia abordar a temática relacionadas à mineração, com foco nos sujeitos do campo, destacando a democratização dos debates sobre a mineração, envolvendo diferentes setores da sociedade e diversas perspectivas de pensamento, demonstrando a importância da transposição didática, ou seja, a adaptação do conhecimento científico para o contexto educacional, e destaca as BIONAS como uma ferramenta pedagógica. Destaca-se a relevância desta pesquisa no contexto da educação do campo, reconhecendo seu potencial para promover uma educação inclusiva, contextualizada e crítica para os sujeitos do campo.-
Descrição: dc.descriptionIt is known that mining activity in Brazil has, since the beginning of the colonization of that country, left large-scale environmental impacts throughout history, encompassing countless mining sites, mines and mining operations in Brazilian territory. In this extractive context, different socio-environmental conflicts occur due to land disputes, as well as an attack on traditional peoples and communities due to respect for their ways of life and the hegemonic model of development, covering invisible peoples such as remnants of quilombos, indigenous people, riverside dwellers, caboclos and others. traditional peoples and communities. This research aims to develop teaching material in the form of an investigative didactic sequence (SDI) that allows addressing related to mining, focusing on subjects in the field, highlighting the democratization of debates about mining, involving different sectors of society and diverse perspectives of thought, demonstrating the importance of didactic transposition, that is, the adaptation of scientific knowledge to the educational context, and highlights BIONAS as a pedagogical tool. The relevance of this research in the context of rural education is highlighted, recognizing its potential to promote an inclusive, contextualized and critical education for rural subjects.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectBionarrativas sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectMineração-
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática investigativa para educação do campo sobre a temática da mineração.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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