Parâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Alex Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorSilva, Siomara Aparecida da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008893-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo buscou identificar os parâmetros do processo de ensino-aprendizagem e treinamento no contexto da modalidade de futsal em uma equipe da categoria mirim (crianças entre 10-13 anos), situada na cidade Ouro Preto-MG. Foram analisadas 18 sessões de treinos que totalizaram 1138,17 minutos. Foram identificados cinco (5) tipos de segmentos diferentes das sessões de treino correspondentes aos parâmetros: jogo coletivo, treinamento técnico, treinamento físico, capacidade de jogo e conversa com o treinador. O segmento jogo coletivo apresentou o maior tempo com 736,91 minutos (64,74%) do tempo total das sessões de treino. No segmento capacidade de jogo, somente foram encontrados conteúdos capacidades coordenativas com 4,53% do tempo total, representando 51,6 minutos. Foi possível identificar os parâmetros do EAT e identifica-los com características do método analítico, característico da abordagem tecnicista.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to identify the parameters of the teaching-learning and training process in the context of futsal, in a children category team (children aged 10-13 years), in the city Ouro Preto-MG. 18 practice sessions totaling 1138.17 minutes were analyzed. Five (5) different types of segments corresponding to the parameters of the training sessions were identified, such as: Collective game, technical training, physical training, game capability, and talking with the coach. The segment collective game appeared in most of the time with 736.91 minutes, 64.74% of the total time of the training sessions. In the segment game capability the only content found was coordinative capacities with 4.53% of the total time, representing 51.6 minutes. It was possible to identify the parameters of the EAT. These parameters showed analytical features, characteristic method of the techniques approach.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 set. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectSports performance-
Palavras-chave: dc.subjectSports-
Título: dc.titleParâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal.-
Título: dc.titleTeaching-learning process parameters futsal training context.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.