Investigação do tempo de escape com a utilização de simulações de incêndio e evacuação em escola da rede pública.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Fernanda Ribeiro Jordão-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Fernando Gabriel da Silva-
Autor(es): dc.creatorGouveia, Antônio Maria Claret de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20794-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.54033/cadpedv21n8-225-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008846-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investigou o uso de simulações de incêndio e evacuação como uma ferramenta para a avaliação e melhoria da Segurança Contra Incêndios (SCI) em ambientes educacionais. A pesquisa foi realizada no Centro de Educação Tecnológico de Minas Gerais (CEFET/MG), localizado em Araxá/MG. A justificativa central do estudo é a necessidade urgente de dados empíricos e precisos para fortalecer a legislação brasileira relacionada à segurança contra incêndios em instituições de ensino, onde é crucial considerar a vulnerabilidade dos usuários desses espaços, principalmente crianças e jovens, que representam um grupo de alta vulnerabilidade em situações de emergência. A metodologia adotada envolveu simulações de incêndio e evacuação com jovens entre 14 e 19 anos, tanto sem treinamento e com aviso quanto com treinamento e aviso. O objetivo principal foi gerar dados quantitativos e qualitativos robustos que possam subsidiar e orientar a revisão e elaboração de normas e diretrizes específicas para a segurança contra incêndios em ambientes educacionais no Brasil. As simulações de treinamento de evacuação mostraram-se fundamentais para preparar os usuários a agirem de maneira organizada, evitando tumultos e pânico. Este estudo contribui significativamente para o avanço do conhecimento e das práticas em Segurança Contra Incêndios, fornecendo informações valiosas que podem influenciar positivamente a legislação e as diretrizes de segurança, visando proteger efetivamente a vida e o bem-estar de todos os ocupantes de estabelecimentos educacionais no país.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated the use of fire and evacuation simulations as an advanced tool for the assessment and improvement of Fire Safety (FS) in educational environments. The research was conducted at the Technological Education Center of Minas Gerais (CEFET/MG), located in Araxá/MG. The central justification for the study is the urgent need for empirical and accurate data to strengthen Brazilian legislation related to fire safety in educational institutions. It is crucial to consider the vulnerability of the users of these spaces, mainly children and young people, who represent a highly vulnerable group in emergency situations. The methodology adopted involved fire and evacuation simulations with young people aged 14 to 19, both without prior training and warning and with training and warning. The main objective was to generate robust quantitative and qualitative data that could support and guide the revision and development of specific norms and guidelines for fire safety in educational environments in Brazil. The evacuation training simulations proved to be fundamental in preparing users to act in an organized manner, avoiding chaos and panic. This study significantly contributes to the advancement of knowledge and practices in Fire Safety, providing valuable information that can positively influence legislation and safety guidelines, aiming to effectively protect the lives and well-being of all occupants of educational establishments in the country.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutores de trabalhos publicados no periódico Caderno Pedagógico mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caderno Pedagógico <https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3359>. Acesso em: 01 ago. 2024-
Palavras-chave: dc.subjectIncêndio-
Palavras-chave: dc.subjectEvacuação-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Título: dc.titleInvestigação do tempo de escape com a utilização de simulações de incêndio e evacuação em escola da rede pública.-
Título: dc.titleInvestigation of escape time using fire and evacuation simulations in a public school.-
Título: dc.titleInvestigación del tiempo de escape mediante simulacros de incendio y evacuación en un colegio público.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.