Estado do conhecimento sobre educação química para surdos em eventos científicos brasileiros realizados entre 2004-2018.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPatrocínio, Sandra de Oliveira Franco-
Autor(es): dc.creatorSouza, Vinícius Catão de Assis-
Autor(es): dc.creatorFabiano, Bárbara Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008832-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo analisou eventos acadêmicos brasileiros na área da Química e/ou Ensino de Química, de modo a mapear, no período de quinze anos (2004 a 2018), o estado do conhecimento sobre Educação Química para Surdos. Na primeira etapa, analisou-se a legislação brasileira voltada à inclusão, em especial a dos surdos. Em seguida, foi feito o levantamento dos eventos científicos na área de Química e/ou Ensino de Química. Na terceira etapa, foram tabulados o número total de trabalhos dos eventos, trabalhos relacionados à educação inclusiva e, especificamente, a interface Química e surdez. Depois de localizados, foi realizada uma análise geral dos textos e feita a comparação das publicações com o período em que as Leis, Decretos e Portarias foram instituídos. Diante desse exame, foi possível perceber que há uma discrepância bastante significativa entre o total de trabalhos apresentados nos eventos e os específicos aos surdos, sendo que alguns deles mencionaram Leis e Decretos que balizam a inclusão. Assim compreende-se que ainda há diversos desafios a serem trilhados para o crescimento da área, para que os estudantes surdos sejam efetivamente contemplados em suas especificidades.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes some Brazilian relevant academic events in Chemistry and Chemistry/Science Education, in order to map, over a period of fifteen years (2004 to 2018), the state of knowledge about Chemistry Education for the Deaf. In the first stage of this survey, it was analyzed the Brazilian legislation directed to inclusion and especially for the deaf. Then, a survey of scientific events in Chemistry and/or Chemistry Teaching was carried out. In the third stage, the total number of works from the events, works related to inclusive education and, specifically, the Chemistry and Deafness interface were tabulated. Once located, a general analysis of the texts was carried out and the publications were compared with the period in which the Laws, Decrees and Ordinances were instituted. In view of this examination, it was possible to notice that there is a very significant discrepancy between the total number of works presented at the events and those specific to the deaf, and some of them mentioned Laws and Decrees that guide inclusion. Thus, it is understood that there are still several challenges to be pursued for the growth of the area, so that deaf students are effectively covered in their specificities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs artigos publicados pela revista Educação Química en Punto de Vista estão sob uma licença CC BY-NC-SA. Fonte: Educação Química en Punto de Vista <https://revistas.unila.edu.br/eqpv/about>. Acesso em: 28 set. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdos-
Título: dc.titleEstado do conhecimento sobre educação química para surdos em eventos científicos brasileiros realizados entre 2004-2018.-
Título: dc.titleThe state of knowledge about chemical education for the deaf in Brazilian scientific conferences (2004-2018).-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.