
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mariano, Agnes Francine de Cavalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Matheus Vinicius Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20585 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1234 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008743 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa aborda os desafios da afiliação à vida universitária vividos pelos estudantes. Tomamos como base pesquisas de Alain Coulon (2008) e pesquisas brasileiras sobre trajetórias acadêmicas (Sampaio, 2011; Santos; Sampaio, 2012). Para acessar as percepções estudantis das experiências vividas, recorremos à memória, por meio de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes de Jornalismo. Identificamos diferentes desafios ligados à afiliação intelectual, como compreensão da bibliografia e aulas, implementação de estratégias de estudo e organização do tempo. O que nos leva a ponderar sobre a importância de iniciativas para o desenvolvimento da leitura e escrita. | - |
| Descrição: dc.description | The research addresses the challenges of affiliation with university life experienced by students. We base our study on research by Alain Coulon (2008) and Brazilian research on academic trajectories (Sampaio, 2011; Santos; Sampaio, 2012). To access student perceptions of their experiences, we rely on memory through semi-structured interviews with six Journalism students. We identified different challenges related to intellectual affiliation, such as understanding bibliography and classes, implementing study strategies, and time management. This leads us to ponder the importance of initiatives for the development of reading and writing. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/4241>. Acesso em: 19 ago. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vida estudantil | - |
| Título: dc.title | “Eu não entendia muita coisa que ele falava” : desafios intelectuais da chegada ao ensino superior. | - |
| Título: dc.title | "I didn't understand a lot of what he was saying" : intellectual challenges of arriving at higher education. | - |
| Título: dc.title | "No entendía mucho de lo que él decía" : desafíos intelectuales de llegar a la educacional superior. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: