“Eu não entendia muita coisa que ele falava” : desafios intelectuais da chegada ao ensino superior.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMariano, Agnes Francine de Cavalho-
Autor(es): dc.creatorReis, Matheus Vinicius Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20585-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008743-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa aborda os desafios da afiliação à vida universitária vividos pelos estudantes. Tomamos como base pesquisas de Alain Coulon (2008) e pesquisas brasileiras sobre trajetórias acadêmicas (Sampaio, 2011; Santos; Sampaio, 2012). Para acessar as percepções estudantis das experiências vividas, recorremos à memória, por meio de entrevistas semiestruturadas com seis estudantes de Jornalismo. Identificamos diferentes desafios ligados à afiliação intelectual, como compreensão da bibliografia e aulas, implementação de estratégias de estudo e organização do tempo. O que nos leva a ponderar sobre a importância de iniciativas para o desenvolvimento da leitura e escrita.-
Descrição: dc.descriptionThe research addresses the challenges of affiliation with university life experienced by students. We base our study on research by Alain Coulon (2008) and Brazilian research on academic trajectories (Sampaio, 2011; Santos; Sampaio, 2012). To access student perceptions of their experiences, we rely on memory through semi-structured interviews with six Journalism students. We identified different challenges related to intellectual affiliation, such as understanding bibliography and classes, implementing study strategies, and time management. This leads us to ponder the importance of initiatives for the development of reading and writing.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/4241>. Acesso em: 19 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectVida estudantil-
Título: dc.title“Eu não entendia muita coisa que ele falava” : desafios intelectuais da chegada ao ensino superior.-
Título: dc.title"I didn't understand a lot of what he was saying" : intellectual challenges of arriving at higher education.-
Título: dc.title"No entendía mucho de lo que él decía" : desafíos intelectuales de llegar a la educacional superior.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.