Análise e avaliação de um produto educacional para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra por meio da idoneidade mediacional.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, José Ronaldo Alves-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20761-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p145-164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008690-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvido com foco na formação de professores que ensinam Probabilidade e Estatística. Neste recorte, o objetivo foi analisar e avaliar a idoneidade mediacional de um produto educacional proposto para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra. Com aporte nos critérios de idoneidade mediacional, o estudo seguiu uma abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa translacional. Os resultados evidenciaram que o produto educacional analisado apresenta uma tentativa de integrar GeoGebra como meio para promover a aprendizagem, que está centrada na exposição de conteúdo. Ao analisar essa estrutura, avaliou-se que há restrições de fragmentações para tal integração. A fim de refletir sobre possiblidades de integrar o GeoGebra como recurso para o ensino de correlação linear e regressão linear simples, este estudo traz sugestões e propõe reorganizações na estrutura analisada.-
Descrição: dc.descriptionThis paper is part of a postdoctoral research developed with a focus on the training of teachers who teach Probability and Statistics. In this excerpt, the objective was to analyze and evaluate the mediational suitability of an educational product proposed for the teaching of linear correlation and simple linear regression with GeoGebra. Based on the criteria of mediational suitability, the study followed a qualitative approach, from the perspective of translational research. The results showed that the educational product analyzed presents an attempt to integrate GeoGebra to promote learning, which is centered on the exposure of content. When analyzing this structure, it was assessed that there are fragmentation restrictions for such integration. In order to reflect on the possibilities of integrating GeoGebra as a resource for teaching linear correlation and simple linear regression, this study brings suggestions and proposes reorganizations in the analyzed structure.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCorrelação linear-
Palavras-chave: dc.subjectRegressão linear-
Palavras-chave: dc.subjectIdoneidade didática-
Palavras-chave: dc.subjectIdoneidade mediacional-
Título: dc.titleAnálise e avaliação de um produto educacional para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra por meio da idoneidade mediacional.-
Título: dc.titleAnalysis and evaluation of an educational product for teaching linear correlation and simple linear regression with GeoGebra through mediational suitability.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.