Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Araújo, José Ronaldo Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20761 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p145-164 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008690 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvido com foco na formação de professores que ensinam Probabilidade e Estatística. Neste recorte, o objetivo foi analisar e avaliar a idoneidade mediacional de um produto educacional proposto para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra. Com aporte nos critérios de idoneidade mediacional, o estudo seguiu uma abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa translacional. Os resultados evidenciaram que o produto educacional analisado apresenta uma tentativa de integrar GeoGebra como meio para promover a aprendizagem, que está centrada na exposição de conteúdo. Ao analisar essa estrutura, avaliou-se que há restrições de fragmentações para tal integração. A fim de refletir sobre possiblidades de integrar o GeoGebra como recurso para o ensino de correlação linear e regressão linear simples, este estudo traz sugestões e propõe reorganizações na estrutura analisada. | - |
Descrição: dc.description | This paper is part of a postdoctoral research developed with a focus on the training of teachers who teach Probability and Statistics. In this excerpt, the objective was to analyze and evaluate the mediational suitability of an educational product proposed for the teaching of linear correlation and simple linear regression with GeoGebra. Based on the criteria of mediational suitability, the study followed a qualitative approach, from the perspective of translational research. The results showed that the educational product analyzed presents an attempt to integrate GeoGebra to promote learning, which is centered on the exposure of content. When analyzing this structure, it was assessed that there are fragmentation restrictions for such integration. In order to reflect on the possibilities of integrating GeoGebra as a resource for teaching linear correlation and simple linear regression, this study brings suggestions and proposes reorganizations in the analyzed structure. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Correlação linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regressão linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoneidade didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoneidade mediacional | - |
Título: dc.title | Análise e avaliação de um produto educacional para o ensino de correlação linear e regressão linear simples com o GeoGebra por meio da idoneidade mediacional. | - |
Título: dc.title | Analysis and evaluation of an educational product for teaching linear correlation and simple linear regression with GeoGebra through mediational suitability. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: