Contribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorReis, Frederico da Silva-
Autor(es): dc.creatorEsteves, Fausto Rogério-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14569-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33532/revemop.e202020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008649-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Formação de Professores de Matemática na modalidade Educação a Distância. O referencial teórico-bibliográfico contempla trabalhos de Educação Matemática relacionados a Tecnologias, Formação de Professores e Educação a Distância. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir de atividades exploratórias sobre diversos conteúdos de Funções Polinomiais do 1º e do 2º grau, Funções Trigonométricas e Funções Polinomiais, implementadas com utilização do software GeoGebra. As considerações finais apontam que as principais contribuições foram o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais dos futuros professores, além de uma mudança de perspectiva em relação à sua futura prática pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionThe present work presents a research that investigated the contributions of Information and Communication Technologies to the Education of Mathematics Teachers in the modality called Distance Education. The theoretical-bibliographic reference includes works of Mathematics Education related to Technologies, Teacher Education and Distance Education. The field research was carried out with undergraduate students in Mathematics in the distance modality Federal University of Ouro Preto (UFOP), located in Minas Gerais from exploratory activities on various contents of Functions of the 1st and 2nd grades, Trigonometric Functions and Polynomial Functions were implemented using the GeoGebra software. The final considerations point out that the main contributions were the development of essential competences and skills of future teachers, in addition to a change of perspective in relation to their future practice pedagogical.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsThis work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática no ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education in higher education-
Título: dc.titleContribuições das tecnologias da informação e comunicação à formação de professores de Matemática na modalidade a distância.-
Título: dc.titleContributions of information and communication technologies to the education of mathematics teachers in distance modality.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.