Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nunes, Gilson Antônio | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Adilson Pereira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marcilene Magalhães da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1008570 | - |
Descrição: dc.description | Os direitos das pessoas com deficiências são fruto da luta dos movimentos sociais internacionalmente e no Brasil que conseguiram o reconhecimento do Estado por meio de programas e legislação como a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência alterando inclusive a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro, o Estatuto dos Museus. A partir deste momento os museus tem o dever de implementar o Programa de Acessibilidade a Todas as Pessoas como parte integrante do Plano Museológico. Para formar profissionais capacitados para esta iniciativa e comprometidos com a inclusão das pessoas com deficiência o curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto oferece desde 2011 a disciplina MUL406 Acessibilidade em Museus. As diversas versões do programa da disciplina também são analisadas com os detalhes da ementa. Em 2023 a disciplina passou a ser obrigatória contribuindo para a formação dos Museólogos com a disciplina MUL206 Acessibilidade em Museus. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Práticas em Gestão Pública Universitária permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7586>. Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museologia | - |
Título: dc.title | Acessibilidade em museus : disciplina eletiva convertida em obrigatória no curso de museologia da UFOP. | - |
Título: dc.title | Accessibility in museums : elective discipline converted into mandatory for the museology course at UFOP. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: